Nesta quarta-feira, 7 de setembro, cerca de 6 mil pessoas se reuniram na Avenida Sete para celebrar o 189º Dia da Pátria ou mais conhecido como Dia da Independência. Além dos tradicionais desfiles militares e civis, a novidade deste ano foi o desfile dos soldados do Exército Brasileiro que estavam no Haiti. Os 46 soldados baianos, que desfilaram com boina azul, ficaram por setes meses recrutados no país da América Central para dar suporte à missão de paz comandada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Às 9h, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), inciou a cerimônia oficial. Chegando num Impala conversível, o governador acenou e foi aplaudido pelas milhares de pessoas que aguardavam ansiosas pelo desfile que viria a percorrer 2km - iniciado no Corredor da Vitória e terminando nas imediações da Praça Castro Alves.
E às 9h30, o hasteamento das bandeiras. Rotina diferente para os moradores do edifício Bermudas, cujo mastro das bandeiras estava instalado bem na frente da garagem do prédio. Todos se debruçaram nas janelas para acompanhar o hino nacional.
Na sequência, a programação oficial. Começam a desfilar representantes do Estado-Maior Geral, ex-combatentes, Força áerea e Marinha, Grupamento da PM, Corpo de Bombeiros, Salvamar, Guarda Municipal, Maçons e alunos de colégios Estaduais e Municipais.
O destaque este ano foi para o Grupamento Garra - que fez uma apresentação inédita. Em três motocicletas, dez homens se equilibraram e formaram uma pirâmide humana. Motivo de animação e aplausos do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário