O número de municípios que decretaram estado de emergência por conta das dificuldades enfrentadas pela seca já chega a 106 cidades. Um total de 1 milhão e 300 mil pessoas é a estimativa de afetados feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). A Cordec encaminhou para Brasília um lista com os nomes de todos os municípios para que possam ser reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“O governo da Bahia já homologou os decretos de emergência. Agora, falta ser reconhecido no âmbito federal para que os municípios possam dispor de recursos do Estado e da União para ajudar a enfrentar a seca”, destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Salvador Brito.
“Não há como não homologar, porque a situação é realmente complicada. Os municípios estão vivendo numa situação de emergência. Eles não conseguem dar conta sozinhos. Não tem água e a lavoura está praticamente toda perdida”, emendou o coordenador, referindo-se ao período de estiagem, considerado um dos mais intensos nos últimos 60 anos.
O Ministério da Integração Nacional já disponibilizou R$ 10 milhões para amenizar as consequências da falta de chuvas. “Esse valor foi um compromisso do ministro Fernando Bezerra para atender aos municípios. Mas, só depois de reconhecer para o governo federal liberar a verba. A necessidade é muito maior, mas já é uma ajuda significativa”, diz Brito. Leia mais no www.correiodabahia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário