Frase do Dia

domingo, 29 de abril de 2012

MIGUEL CALMON: SECA PROVOCA CANCELAMENTO DA FESTA DE SÃO JOÃO

Em audiência pública realizada no Centro de Capacitação, na noite desta sexta-feira (28), com a participação de aproximadamente 400 pessoas, o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requião (PT),decidiu cancelar a realização do tradicional "Arraiá Calça Curta” , evento que marca as festividades de São João no município.
A longa estiagem que assola a região foi o principal motivo que levou ao cancelamento da festa junina em Miguel Calmon.
Durante a reunião, o prefeito Caca colocou a questão de forma democrática, informando à comunidade o posicionamento tomado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em relação aos municípios que decretaram Estado de Emergência e pensam em fazer festa. O gestor também colocou as dificuldades enfrentadas no momento e que poderão se ampliar ainda mais caso não chuva nos próximos dias.
Ao final de audiência pública, por quase unanimidade, ficou decidido pelo cancelamento do São João.
Na próxima segunda-feira (30), a decisão será levada ao Conselho de Associações do município, onde será fechada a questão.
Fonte:Notícia Livre

ICHÚ: QUADRILHA AROMBA CAIXA ELETRÔNICO E TROCA TIROS COM A POLÍCIA

Um caixa eletrônico foi arrombado na cidade de Ichu, a 170 km de Salvador, por volta das 2h30 deste sábado (28). Segundo o sargento Djalma Lucas, comandante do Destacamento da Polícia Militar do 16° Batalhão (Serrinha), os criminosos usaram maçarico para arrombar o equipamento bancário, que fica situado em um posto de atendimento na avenida Joaquim Lázaro Carneiro, centro da cidade.
Cerca de oito policiais militares das cidades vizinhas de Serrinha e Coité tentaram evitar o crime, mas os suspeitos revidaram, iniciando intensa troca de tiros, informa o sargento. Um policial ficou ferido no pé e um dos integrantes da quadrilha também foi atingido pelos tiros, segundo a polícia.
"Tivemos um intenso tiroteio, todos estavam fortemente armados. Quando a polícia chegou, eles já estavam consumando o delito. Os moradores da cidade ligaram para o Quartel da PM, falaram com o agente plantonista, e ele pediu policiamento de Serrinha e Coité", explica o sargento. A quadrilha fugiu de carro pela BA-409, com sentido à cidade de Feira de Santana. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Pedro Leonardo: Os níveis de sedação começam a ser reduzidos

Pedro Leonardo, que sofreu um acidente de carro na semana passada, continua internado em estado grave na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com um novo boletim médico divulgado nesta manhã de ontem, 28, os níveis de sedação começaram a ser reduzidos. Seu quadro clínico permanece estabilizado, sem alterações. Leia mais no www.band.com.br

sábado, 28 de abril de 2012

MANIFESTAÇÃO NA AUDIÊNCIA DO CASO EMIDIO JUNIOR

A audiência de Emidio Junior foi marcante e emocionante , familiares e amigos clamarão por justiça.
Convidamos todos para próxima audiência . Mais informações ,Procure os  familiares . Clamamos por Justiça mais uma vez , e cremos que Deus nos Dara a força .
Saudades , eternas , esperança e fé ‘’ é o Caroço’’

Dados do IBGE revelam que um terço dos domicílios brasileiros acessam internet

O IBGE divulgou, nesta ontem, 27, dados do Censo 2010 que revelam que a renda dos brasileiros aumentou, levando-os a ter acesso a mais bens. Os itens pesquisados pelo Instituto, exceto o rádio, aumentaram sua presença nos domicílios do país, informou a Exame.
O destaque é para o número de computadores. Segundo o IBGE, entre 2000 e 2010, a porcentagem de computadores presentes em domícilios passou de 10,6% para 38,3% (ou 21,9 milhões). Consequentemente, a presença da internet também tornou-se maior.
No ano do Censo, 17,6 milhões de residências estavam conectadas, ou seja, um terço dos domicílios brasileiros. Os dados revelaram, ainda, que a região Sudeste é a que tem maior número de domicílios com computador, ou seja, 48% das residências possuem a máquina, mais do que o dobro no Nordeste. Portal Imprensa

Ligações interurbanas pela Embratel serão de graça em orelhão até dezembro

As chamadas de longa distância nacional dos mais de 1.500 orelhões da Embratel, originadas com o código 21, serão gratuitas até 31 de dezembro de 2012.

A gratuidade deverá ser iniciada em 30 de abril de 2012 para o mínimo de 70% dos orelhões, alcançando 100% até 30 de junho de 2012.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aplicou essa medida cautelar para a empresa por seu “desempenho insatisfatório” na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público, iniciado em setembro de 2011. Mais de 400 orelhões da empresa estão fora de funcionamento.

A Embratel tem a obrigação de deixar ao menos um orelhão funcionando nas localidades que possuem entre 100 e 300 habitantes e estão a mais de 30 quilômetros de qualquer telefone fixo.

É nessas cidades pequenas e afastadas, portanto, que a medida valerá. De acordo com a agência, mais de 900 orelhões da empresa estão na região Norte, e cerca de 350 no Nordeste.

Fonte: UOL

Solo racha e provoca mistério na zona rural de Filadélfia

Uma rachadura no solo está causando mistério na propriedade de José Barbosa da Silva morador da localidade de Várzea do Rancho, zona rural de Filadélfia. Às 08h00h da manhã desta quinta-feira, 26, a equipe do Blog Filadélfia em Noticias, acompanhada do Vereador Genésio Barbosa se deslocou até o local da ocorrência. Conforme o dono da propriedade, esta rachadura foi descoberta pelo senhor José Barbosa, conhecido como Cafuringa, que passa pelo local quase todos os dias para dar comida ao gado, porém nesta quarta-feira, 25, ele se surpreendeu ao encontrar esta rachadura que dá cerca de 100 metros de comprimento e locais que chega até 5cm de espessura, e o que chama a atenção é o tipo de solo, que é denominado como chapada, um solo considerado como macio. A notícia se alarmou, e a propriedade já recebeu desde quarta-feira dezenas de curiosos interessados em ver de perto o fenômeno.

Segundo o proprietário, não há lembrança de nenhum tremor de terra ou coisa parecida, só alguns estrondos que costumeiramente eles ouvem vindos em direção da cidade de Andorinha onde há extração de minério. O vereador Genésio Barbosa se surpreendeu com rachadura “o interessante é que a rachadura é na chapada, que não costuma ocasionar rachadura, já vi rachadura em solo de barro ou no cascalho, mas essa é a primeira vez que vejo” ressaltou o vereador.
O senhor Edvaldo irmão do proprietário da terra, penetrou um ferro com cerca de 5m dentro da rachadura e o ferro adentrou por completo, dando a perceber que a profundidade é superior a 5 metros.

A rachadura vem causando medo e mistério por parte dos moradores da localidade, alguns até se recusam em passar por perto, outros acham que é fim do mundo, porém em conversa com seu Antonio Cavalcante da localidade de Cajueiro zona rural de Itiúba, ele ressaltou que já viu muitas rachaduras como esta, e que segundo ele nada mais é do que a conseqüência do forte calor que fez com que o solo se rachasse desta forma.

filadelfiaemnoticias

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Policial militar é esquartejado e tem partes do corpo jogadas no rio

O policial militar Renato da Silva de Oliveira, lotado em Luís Eduardo Magalhães, foi assassinado e teve seu corpo esquartejado e partes dispensadas em locais diferentes da cidade de Barreiras, Oeste da Bahia.
A cabeça foi achada hoje por volta das 6h30 da manhã num canal de esgoto nas proximidades do Colégio Batista e o corpo nas águas do rio Grande, na área pertencente à Universidade Federal da Bahia, na região do loteamento Recanto dos Pássaros.
O corpo estava despido, totalmente esquartejado, com os braços amputados na altura dos ombros e as pernas decepadas na região do joelho.
A vítima ainda apresentava um corte de aproximadamente 40 centímetros na região da barriga, por onde as vísceras estavam expostas e duas facadas nas costas, região dos rins.
Segundo a polícia, o militar foi morto e esquartejado na noite de segunda-feira, 23 , e até o momento os braços e as partes inferiores das pernas ainda não foram localizadas.
Sua identidade foi confirmada por colegas de farda que neste momento estão no complexo policial de Barreiras.
O seu carro foi encontrado na BA 455, rodovia que liga Barreiras a Catolândia, distante cinco quilômetros do centro da cidade. Jornal Nova Fronteira

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Capim Grosso: Empossado o 4º prefeito em menos de quatro anos

O vice-prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios (PSDB), assumiu na manhã de ontem, 18, a administração do município do norte baiano, após a ex-prefeita Lídia Fontoura Pinheiro (PSD) renunciar ao cargo. O novo gestor foi empossado em uma cerimônia na Câmara de Vereadores.
“Acredito que não terei grandes dificuldades em continuar com a gestão que Lídia começou, já que sempre trabalhamos juntos na administração do município”, afirmou, em entrevista ao Calila Notícias. O tucano é o quarto alcaide a governar o município desde as eleições municipais de 2008.
O prefeito eleito na época Itamar da Silva Rios (DEM) renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu lugar assumiu o vice João Dias, mas afastado pela Justiça Eleitoral, cinco meses após sentar na cadeira. Segunda colocada no pleito, Lídia assumiu o comando da prefeitura, mas renunciou nesta segunda, 16.
De acordo com correligionários e amigos da ex-prefeita, o motivo que a levou a desistir do cargo e nem tentar mais concorrer à reeleição, foi por possíveis problemas financeiros enfrentados atualmente, principalmente por conta da seca que castiga todo o território da Bacia do Jacuípe. O município, que arrecada cerca de R$ 3 milhões por mês, enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Leia mais no www.bahianoticuas.com.br

CAÉM: CAMINHÃO BAÚ É TOMADO DE ASSALTO NA BA-131

Um caminhão Baú Mercedes Benz branco foi tomado de assalto na BA 131 no fim da manhã desta quarta-feira (18), no trecho entre o a cidade de Caém e o contorno com a BR 324. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, segundo informações uma VW Saveiro vermelha com placa de Pojuca estava dando suporte aos marginais no momento da ação. O motorista do veículo teria sido levado pelos bandidos. A policia pede quem tiver alguma informação ligar para o 190 da PM ou para uma delegacia mais próxima.
A PM informou que o motorista do caminhão Fabiano Andrade Tavares, de 23 anos, natural de Campo do Brito, Sergipe, foi localizado por volta das 22 horas desta quarta-feira (18) , próximo ao município de Serrolândia. ele declarou que foi abordado elementos armados que tomaram a direção veículo, acrescentou que ficou em poder dos assaltantes por algum tempo, sendo libertado durante a noite próximo.

Com informações do Espaço Aberto.net

Municípios em situação de emergência recebem alimentos

 Começou ontem, 18, o transporte das cestas básicas que serão distribuídas entre os municípios baianos em situação de emergência por causa da seca. A definição da distribuição dos alimentos foi anunciada durante a reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca.
São 4.630 cestas quem vêm de Minas Gerais e cinco mil vêm do Rio Grande do Norte. Os alimentos vão para cinco centrais de distribuição na Bahia, localizadas em Feira de Santana, Irecê, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal.
As prefeituras em situação de emergência que não possuem unidade da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) devem procurar o centro de distribuição mais próximo e retirar as cestas do seu município. O Governo do Estado seguiu critérios socioeconômicos na definição da quantidade de cestas que cada município vai retirar.
Já nos municípios onde há unidade da Ebal, as prefeituras vão distribuir vales-cesta para as famílias mais necessitadas. Com um investimento de R$ 8,4 milhões, custeados pelo Ministério da Integração Nacional, serão disponibilizadas cerca de 130 mil vales. Leia mais no www.correiodabahia.com.br

Vítima de bullying esfaqueia colega dentro de ônibus escolar

No final da tarde de ontem, 18, o menor JFS de 16 anos, residente na localidade de Jiboia, zona rural de Cansanção, esfaqueou seu colega de escola Sostenes Barbosa Batista, 21 anos.
O incidente aconteceu dentro de um ônibus escolar que transportava estudantes do povoado Jiboia ao Povoado de Alto Lindo. Segundo um tio do menor, seu sobrinho sofria todo tipo bullying por parte da vítima e várias vezes tentou abandonar a escola por não suportar as pirraças e agressões de Sostenes que é tido como problematico, inclusive com várias passagens pela polícia.
De acordo com testemunhas, quando retornava da escola no final da tarde, o menor mais uma vez foi provocado pelo seu desafeto, então puxou uma faca e golpeou o peito da vítima.
Logo após o incidente a vítima foi socorrida para o Hospital Municipal Senhora Santana, em seguida, transferido para Salvador em estado grave.
O menor foi apreendido pela Polícia Civil e levado até a delegacia onde prestou depoimento. Portaldenoticias.net

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAPIM GROSSO: EX-PREFEITA LYDIA PINHEIRO FALA OS MOTIVOS DA SUA RENÚNCIA

A médica e ex-prefeita de Capim Grosso, Dra. Lydia, vem através desta nota, prestar esclarecimento a respeito dos reais motivos que a fizeram renunciar o cargo de prefeita deste município.

1 - Neste um ano e nove meses frente à chefia do Executivo municipal, sempre procurei desempenhar o melhor trabalho possível em prol da população capim-grossense, com apoio dos secretários, assessores e demais servidores públicos municipais;
2 – Resultado deste trabalho, Capim Grosso, antes considerado caloteiro, foi elevado a um município pagador dos seus compromissos e que deu um pulo em relação à segurança pública, trazendo paz aos seus moradores que temiam sair de casa após às 18h. Conseguimos resultados positivos em todas as áreas da administração;
3 - Todavia, após este tempo em que me dediquei ao máximo, as dificuldades financeiras foram se complicando, graças a uma administração desastrosa que governou Capim Grosso por mais de 5 anos. Aliado a estas dificuldades, as decepções políticas, que me levaram a um quadro de depressão e problemas de pressão arterial, amparada por recomendações médica e após consultar minha família, chegou o momento de me afastar do Executivo, para tratar de minha saúde.
4 – Esta não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas tenho certeza que o vice-prefeito, Sivaldo Rios, ao assumir o restante do mandato, dará continuidade a esse trabalho, realizando as obras e serviços que Capim Grosso precisa.
5 – Gostaria de agradecer a confiança depositada pela população e reafirmar o meu amor por Capim Grosso, cidade que me adotou quando aqui cheguei, e onde nasceram meus filhos e desempenhei minha vida familiar e profissional, que retornarei dedicando-me a saúde do nosso povo. Não posso deixar também de agradecer a todos os funcionários do município, população, imprensa, amigos e autoridades pelo respeito que sempre me trataram.
6 – Por fim, deixo a Administração Municipal com a certeza de dever cumprido. Tenho muito orgulho de fazer parte da história de Capim Grosso e ter o reconhecimento de nossa população.

Lydia Fontoura
Ex-prefeita

TRE baiano alcança 1º lugar em julgamento de processos entre Tribunais

A Justiça Eleitoral na Bahia alcançou o primeiro lugar, entre onze TREs do País classificados como de médio porte, no cumprimento da “Meta 3”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta é a principal fixada para o Judiciário brasileiro e estipulou para 2011 o julgamento, pelos tribunais do país, de quantidade de processos idêntica ao de distribuídos no ano, além de parte do estoque daqueles já em trâmite.
Além da “Meta 3”, foram cumpridas pelo Tribunal baiano todos as outras quatro metas fixadas para os TREs. O desempenho foi trazido em relatório anual, baseado no acompanhamento de janeiro a dezembro de 2011, publicado pelo CNJ na quarta-feira (11).
Foram 6.228 processos eleitorais autuados e 8.932 julgados. Em números percentuais, significa dizer que a Justiça Eleitoral baiana – que compreende o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os juízes eleitorais da Primeira Instância – conseguiu julgar no ano passado 143,40% dos processos sob sua competência, ou seja, 43,40% a mais do quantitativo de autuados no período.
O Corregedor Regional Eleitoral, juiz Josevando Souza Andrade, a quem cabe acompanhar o cumprimento das metas no Tribunal, lembrou na sessão plenária desta quarta-feira que a Bahia superou ainda dois dos quatro maiores estados do País – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo – enquadrados pelo CNJ como de grande porte. Ficaram atrás do TRE baiano, em números relativos, o Regional do RS e de SP. Leia mais no www.politicalivre.com.br

Religião & Justiça: TJ-BA suspende lei que obriga rezar o Pai Nosso

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu provisoriamente a lei que obriga as escolas municipais a rezarem o Pai Nosso antes das aulas, em Ilhéus, a 413 km de Salvador.
A decisão da Justiça ocorreu após o Ministério Público entrar com ação contra a lei, com o argumento de que ela é inconstitucional. Saiba mais na Coluna Justiça. Leia mais no www.bahianoticias.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

MÉDICOS TENTAM SALVAR A VIDA DE BEBÊ COM SEIS PERNAS

Médicos em Carachi, no Paquistão, estão lutando para salvar a vida de um bebê que nasceu com seis pernas. A criança nasceu há uma semana e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Fontes hospitalares, que não quiseram se identificar, afirmaram que a criança sofre de uma condição genética rara.
Em uma nota oficial o governo afirmou que "Os médicos estão examinando a criança para planejar o tratamento necessário para salvar a vida do bebê e garantir que ele tenha uma vida normal".

Fonte: Band.com.br

Pesquisa mostra que 202 prefeitos da Bahia vão tentar reeleição em 2012

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta segunda-feira (16), mostra que 202 prefeitos da Bahia decidiram tentar reeleição na disputa eleitoral de 2012. O Estado tem 417 municípios e em 264 pode haver reeleição.
Na consulta da CNM, o número dos que querem concorrer corresponde a 76,52% do total. Dos restantes, 27 não vão participar e 30 ainda estão indecisos. O levantamento ainda mostra que prefeitos de 3.302 (59,35%) municípios – de um total de 5.563 existentes no país – podem concorrer a um novo mandato.
Segundo o estudo, realizado em março, 2.418 (73,13%) anteciparam que pretendem concorrer novamente, 500 (15,14%) não concorrerão e 333 (18,88%) ainda não decidiram. A CNM não conseguiu contato com 51 prefeitos.
O estado com o maior número proporcional de prefeitos que desejam a reeleição é Rondônia onde 32, dos 36 prefeitos, já decidiram concorrer e somente dois indicaram que não participarão da disputa.
Já no Amapá, em seis, dos sete municípios onde pode haver reeleição, os administradores já decidiram concorrer. Com informações da Folha de São Paulo.

CAPIM GROSSO: PREFEITA PODE RENUNCIAR AO MANDATO

Segundo informações não confirmadas a prefeita Lidia Pinheiro deverá renunciar o mandato ainda hoje. No presente momento esta sendo feita uma reunião em sua residência, fontes seguras confirma que ela devera assinar a renuncia a qualquer momento.

sábado, 14 de abril de 2012

Pesquisa mostra alto uso de álcool entre jovens menores de 18 anos

Três em cada quatro estudantes do ensino médio menores de 18 anos já consumiram bebidas alcoólicas, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgada nesta sexta-feira. Dos 1.507 alunos de escolas da rede pública e particular ouvidos na pesquisa, 40% disseram ter usado álcool nos últimos 12 meses. Entre os alunos do ensino fundamental (de 7 a 14 anos) 38,8% já experimentaram bebida alcoólica e 8,5% o fizeram em período recente.
A pesquisa, aplicada em escolas de Botucatu, a 235 quilômetros de São Paulo, indica que o álcool tem entrado cada vez mais cedo na vida de seus usuários, segundo a pesquisadora Priscila Lopes Pereira, responsável pelo estudo. Outra constatação da pesquisa é de que o uso do álcool tem sido mais comum entre mulheres, o que amplia o comportamento de risco entre as adolescentes, como, por exemplo, sexo sem proteção e dependência de drogas.
"Os jovens são os que apresentam maiores riscos em relação ao consumo do álcool, com consequências negativas como problemas nos estudos, problemas sociais, prática de sexo sem proteção, gravidez indesejada, maior risco de suicídio ou homicídio e de acidentes", afirmou. Leia mais no www.tribunadabahia.com.br

Bancário da Caixa clona cartão para pagar despesa de amante

Para sustentar a amante, um funcionário da Caixa Econômica Federal do município baiano de Simões Filho – região metropolitana de Salvador – desviou R$ 129 mil de uma cliente da agência em que trabalhava, ativando o cartão magnético que o correntista esqueceu de retirar na agência.
O suspeito usava o cartão para efetuar pagamentos de despesas em postos de combustíveis, supermercados, lojas de eletrodomésticos, salão de beleza, além de mensalidades escolares. Ele foi denunciado à Justiça nesta sexta-feira, 13, pelo Ministério Público Federal na Bahia, por crime contra a administração pública. O MPF não divulgou o nome do funcionário, devido à “presunção da inocência”, que garante o anonimato de acusados enquanto não houver decisão judicial.
Conforme a assessoria de imprensa do MPF-BA, o delito foi descoberto em 2008 pela esposa do réu, que, ciente do crime, comunicou o fato à titular da conta e ao gerente geral da agência. "De acordo com as apurações da CEF, o ex-funcionário, valendo-se da função de caixa da agência e percebendo a ausência de movimentações na conta-corrente, recadastrou o cartão magnético, nunca retirado pela titular, e passou a utilizá-lo como se fosse seu. Antes da descoberta dos crimes, o denunciado pediu demissão da empresa pública e seguiu com a prática do ilícito”, revelou o Ministério Público. Leia mais no www.atarde.com.br

Caém: Morador denuncia transporte escolar precário e escola abandonada

Durante o programa Clínica Geral desta sexta-feira, pela Rádio Clube Rio do Ouro, o senhor Antônio Santos Alves, morador da comunidade do Bom Jardim, zona rural da cidade de Caém, fez graves denúncias a respeito do transporte escolar e das péssimas condições em que se encontra a escola municipal do povoado.
Segundo seu Antônio, o transporte escolar disponibilizado pelo município para as crianças infringe todas as regras mais básicas de segurança no trânsito e coloca em risco as 14 crianças que todos os dias precisam do serviço para chegar a escola.
Para Antônio, os 14 alunos se espremem por todos os compartimentos de um carro de passeio GM Caravan que se encontra em péssimas condições de conservação e para piorar a situação é movido a gás e seu condutor, segundo afirma Antônio, não tem habilitação.
Já a escola do município também está em uma situação lastimável. Pra começar, logo na área da frente do prédio existe uma fossa aberta que a lajota está prestes a ceder, o que significa risco constante aos alunos, pois fica exatamente na área onde elas costumam brincar.
Portas e paredes estão em péssimo estado de conservação. O telhado está com goteiras em vários pontos e as paredes apresentam infiltrações e estão extremamente sujas. O reservatório de água está cheio de limo e sem tampa. Os banheiros estão imundos e as portas estão podres e sem tranca, um deles nem vaso sanitário tem. O mato toma conta da área detrás do colégio e precisa de limpeza urgente.
Seu Antônio disse ter procurado o secretário de obras do município para pedir providências por parte da prefeitura, mas segundo ele o secretário disse que o mestre de obras da prefeitura estava de licença pois é candidato a vereador e que não havia no momento ninguém ainda que o substituísse para realizar o serviço. Seu Antônio disse que se disponibilizou-se a fazer o trabalho junto com outros pais da localidade, pois ele é pedreiro. Para isso bastava a prefeitura providenciar o material, mas mesmo assim não foi atendido.
Preocupado com a segurança das crianças os pais da comunidade pedem providências urgentes com relação aos problemas citados e também no tocante ao transporte escolar antes que uma tragédia aconteça.
"Ficamos com o coração na mão quando nossas crianças vão para a escola, temos que ser tratados com mais respeito", cita seu Antônio. Leia mais no www.bahiaacontece.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS NA BR 407 ENTRE PONTO NOVO E FILADÉLFIA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Por volta Das 12h22min desta terça-feira, (10) Aconteceu um grave acidente na BR 407, Entre os municípios de Ponto Novo e Filadélfia, precisamente no Povoado de Aroeira Interior de Filadélfia, o Acidente envolveu uma Saveiro preta com placa de Itiúba, e um Gol preto De placa JSS 5896 licença de Salvador-BA.
Segundo Testemunhas que se encontravam no local, os veículos trafegavam no sentido Filadélfia/Ponto Novo quando a Saveiro pegou a mão contrária, para entrar em uma estrada vicinal que dá acesso a Itiúba, momento em que o Gol o ultrapassava em alta velocidade, batendo na lateral do mesmo capotando 03 Vezes causando destruição total no veículo.

A equipe da Policia Militar e do SAMU chegaram rapidamente ao local, fazendo o isolamento do local e socorrendo os motoristas para o Hospital Nossa Senhora de Fátima em Ponto Novo, segundo informações colhidas com profissionais do SAMU, o condutor do Gol, ADERBAL GENÁRIO GOMES NETO, 26 Anos, Residente no Bairro Pituba em Salvador, sofreu escoriações leves e corte profundo no crânio. Já o motorista do Saveiro senhor OSVALDO BARAUNAS DOS SANTOS, 67 Anos, também sofreu escoriações leves e um corte na cabeça, já a sua esposa nada sofreu, uma socorrista do SAMU mandou Aderbal comemorar uma nova data de nascimento, pois segundo ela pela gravidade do acidente, ele nasceu de novo.

Foto: Arnóbio Carneiro
Fonte : Em cima da noticia

Rapaz matou a avó por ser impedido de jogar vídeo game, diz polícia

O adolescente de 17 anos suspeito de matar a própria avó com cinco facadas na tarde desta quarta-feira (11), em Pirassununga (SP), cometeu o crime porque foi impedido de jogar vídeo game, de acordo com a Polícia Militar.
A professora aposentada de 65 anos chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu no pronto-socorro da cidade. O crime aconteceu no Cidade Jardim, bairro de classe média alta do município. De acordo com o delegado que investiga o caso, Maurício Miranda de Queiroz, o rapaz, que está detido, disse aos policiais militares que atenderam a ocorrência que teve um desentendimento com a avó.
“Por conta das cobranças que ela fazia pelo fato dele ter repetido de ano e pelo fato dele estar constantemente querendo usar o vídeo game. Ela teria proibido ele de jogar, o que o deixou muito nervoso”, disse. Ainda segundo o delegado, revoltado, o jovem foi até a cozinha e pegou uma faca. Ele atingiu as costas, o pescoço e os braços da avó quando ela assistia televisão. Em seguida, ele ligou para a tia para avisar sobre o ocorrido. Leia mais no www.g1.com.br

terça-feira, 10 de abril de 2012

RESULTADO DA OPERAÇÃO SEMANA SANTA - DEL. 10.04 DA PRF‏

A Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 10 ao 230 (Juazeiro - Capim Grosso), e BR 324, doKM 356 ao 444 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), acaba de apresentar o resultado da Operação SEMANA SANTA, que teve como objetivos principais, a redução de acidentes e o combate a criminalidade, no feriado prolongado:

Veículos Fiscalizados -
Pessoas fiscalizadas - 214
Notificações extraídas - 97,

sendo:

Por ultrapassagens proibidas - 45
Por uso de bebidas alcoólicas - 04
Por falta do uso do cinto de segurança- 07
Outras notificações - 41
Testes com etilômetros efetuados - 187
Pessoas detidas por dirigirem sob efeito de álcool - 02
Acidentes sem vítimas - 03
Acidentes com vítimas - 02
Total de feridos - 03
Total de mortos - 00
A Operação Semana Santa 2012, realizada pela Delegacia 10/04, foi considerada um sucesso, havendo uma redução de 28 por cento no número de acidentes, e 60 por cento com relação ao número de feridos, comparando com o mesmo período do ano de 2011, além de não ter havido registro de mortos na região. Foram realizados 187 testes com os etilômetros da Delegacia, sendo flagrados 04 condutores dirigindo sob efeito de álcool, sendo que destes, 02 foram presos em flagrante por crime de trânsito.
Mais uma vez, a Delegacia 10/04, cumpre com seu papel na sociedade, preservando o motivo maior de sua existência: SALVAR VIDAS!!

ATT:
Insp. Lopes Júnior

DOM MACEDO COSTA: QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE COM CARRO DA PREFEITURA DE AMARGOSA

Quatro pessoas morreram em um grave acidente na manhã desta segunda-feira (9) na BR-101, nas proximidades do município de Dom Macedo Costa, a 180km de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, todas as vítimas estavam em um Uno vermelho da Prefeitura Municipal de Amargosa.
O Uno tentava fazer uma ultrapassagem proibida em um trecho perigoso da rodovia quando colidiu de frente com um caminhão. A violência da batida fez com que o veículo de passeio fosse arrastado para fora da pista e as ferragens do Uno e corpos das vítimas estão debaixo do caminhão.

Fonte: Correio.

Após BB e Caixa, bancos privados avaliam redução de taxas de juros

Após o anúncio de redução dos juros para operações de crédito feito pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a expectativa é que os bancos privados também reduzam as taxas para o crédito de famílias e financiamento para micro e pequenas empresas. Procurados pelo G1, Itaú, Bradesco e HSBC informaram que estão "avaliando" uma redução. O Santander afirmou que está "analisando as medidas sinalizadas pelo governo".
Nesta terça-feira, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, tem uma reunião marcada com o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa. A expectativa, não confirmada, é que as taxas de juros do crédito sejam o assunto do encontro.
Ainda que o movimento liderado pelos bancos públicos possa levar a um aumento da oferta de crédito no país e redução das taxas de juros, o consumidor deve manter cautela na hora de decidir por contratar um financiamento. A Fundação Procon-SP e Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) recomendam que os consumidores se certifiquem de que as taxas oferecidas pelos bancos são, de fato, vantajosas e que negociem com as agências vantagens melhores ou semelhantes às oferecidas pela concorrência. Leia mais no www.correiodabahia.com.br

domingo, 8 de abril de 2012

Produtos religiosos movimentam R$ 12 bilhões ao ano

Você pode até não acreditar no ditado “a fé move montanhas”, mas os números mostram que, na economia e nos negócios, o “business” da fé tem movido com sucesso a carreira de empresários que sabem como e onde investir.
Pelo menos 50% da população brasileira frequenta cultos religiosos. Some-se a isso o fato de 89% das pessoas confessarem que a religião é algo importante na vida, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado desta equação são empresas que louvam o próprio ritmo de crescimento.
Além de livros, é possível comprar produtos que vão desde chaveiros e adesivos a brinquedos, CDs e DVDs. Leia mais no www.atarde.com.br

Menino de 10 anos é baleado no olho por adolescente durante brincadeira

Uma criança de 10 anos foi baleado no olho por um adolescente de 13 em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, ontem, 7. Segundo a polícia, o disparo foi acidental e aconteceu enquanto os dois brincavam de video game na casa de E.A.S., o adolescente.
O acidente aconteceu no bairro Jardim Acácia nesta manhã. Os dois garotos estavam brincando quando E. resolveu mexer em uma espingarda de calibre 36 que estava na casa e acabou disparando a arma, atingindo o amigo de 10 anos.
De acordo com Marcos Vinícus, comandante da Guarda Municipal de Feira, o adolescente não teve intenção de ferir o amigo. "Foi um acidente. Eles estavam brincando, conversando, quando ele acabou encontrando essa arma". A primeira suspeita da polícia é de que a arma seja do padastro do adolescente, que ainda será ouvido. Ele pode ser indiciado.
Lucas foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Salvador, onde deve passar por uma cirurgia. Não há mais detalhes sobre seue stado de saúde. O adolescente se apresentou com a mãe no Complexo Policial de Feira, onde entregou a arma, e foi liberado. Ele deve ser ouvido na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) na segunda-feira. Leia mais no www.correiodabahia.com.br

Bahia: Municípios começam a receber recursos contra a seca

Os municípios Andorinha,Jaguarari, Saúde, Mairi e Várzea do Poço, que ficam na região de Senhor do Bonfim, recebem obras emergenciais por causa da seca. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a unidade de Senhor do Bonfim tem distribuído dois milhões de litros de água tratada, por dia, e garantido a circulação de 40 caminhões pipa para atender a população das cidades onde não chove, regularmente, há mais de um ano.
Além disso, a empresa acredita que, em dois meses, obras para melhorar o fornecimento de água estarão prontas. Em Andorinha, acontece a implantação de 68 quilômetros de adutora e a construção de duas estações elevatórias para capturar água do sistema de abastecimento de Caraíba e direcionar para os moradores do local.
A empresa diz também que vai providenciar a interligação do sistema de abastecimento de Senhor do Bonfim ao que atende a cidade de Jaguarari. De acordo com o gerente da unidade regional da Embasa em Senhor do Bomfim, Vinicius Souza, essas ações operacionais integram projetos que estão em andamento na empresa, a exemplo da segunda etapa da adutora de Pedras Altas, que deverá atender 200 mil pessoas em 17 municípios desta área afetada pela seca. Walterley Kuhin

PM alerta população sobre os riscos do uso das “cinquentinhas”

Neste mês de abril, a PM estará intensificando um trabalho educativo visando os condutores de ciclomotores, as chamadas “cinquentinhas”, com o intuito de orientar a respeito dos requisitos legais para a utilização desse meio de transporte, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Nº 9.503).

Não será uma ação isolada, mas um trabalho contínuo para diminuir os riscos de acidentes provocados pela utilização indiscriminada do veículo, haja vista, que a missão precípua da PM, imposta e conferida por Lei, é preservar vidas, inclusive no trânsito.

A moto “cinquentinha” é classificada como veículo ciclomotor, ao contrário do que muitos pensam, a habilitação é sim obrigatória, seu condutor deve portar a ACC, que é a autorização para conduzir ciclomotores ou a CNH na categoria A. Já que tanto no exame para a ACC quanto para a CNH, exige-se que o candidato seja imputável, ou seja, maior de 18 anos, os menores de idade não podem estar nas ruas pilotando o veículo.

Da mesma forma que outros veículos automotores, são necessários itens de segurança como capacete para condutor e passageiro, assim como viseira ou óculos de proteção para o condutor.

É proibida a circulação de ciclomotores em vias de trânsito rápido, a não observância desta e outras normas para o uso dos ciclomotores, contidos no Código de Trânsito, tem aumentado os riscos de acidentes.

Ressalta-se ainda, que os condutores acima relacionados incorrem em crime de trânsito previsto no Art.309 do CTB “Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano” e Art. 310 “Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física e mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança”, com penalidades de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

ASCOM 6º BPM

quarta-feira, 4 de abril de 2012

RIACHÃO DO JACUÍPE: BANDIDOS INVADEM FAZENDA ROUBAM DINHEIRO E OUTROS OBJETOS, EM SEGUIDA INVADEM BAR E TOMAM CHAMPANHE

O lavrador Antônio Dinho Carneiro, conhecido por Dinho Nambu, compareceu nesta terça-feira (03) na Delegacia de Polícia, em Riachão do Jacuipe, alegando que elementos não identificados arrombaram a sua residência e um bar. O arrombamento aconteceu na fazenda Canela D’ema, região de Lagoa do Canto I, no citado município. À Policia, Dinho informou que nesta segunda-feira (02), por volta das 20h, ele ao lado de sua esposa D.Hilda Carneiro, deixaram a sua propriedade e foram participar de um aniversário em Riachão do Jacuípe. Quando retornaram, por volta das 22h30, perceberam que alguém havia entrado na sua casa.
Dinho declarou: ’’Estava tudo revirado, foi um negócio esquisito que não gosto nem de lembrar’, comentou Dinho Nambú à reportagem do Interior da Bahia, alegando que o seu prejuízo é estimado "no valor de quase R$ 4 mil, incluindo dinheiro e objetos”.Os arrombadores levaram aparelho DVD, vários perfumes da AVON, avaliados em R$ 1 mil, dois quilos de bacalhau, mais quatro quilos de outras espécies de peixe, oito quilos de carne bovina, uma espingarda cartucheira, uma sandália feminina ainda sem uso, roupas novas da família e R$ 2 mil em dinheiro.
Invadiram bar e tomaram cerveja
Se não bastasse os furtos praticados dentro da residência, os elementos resolveram arrombar também um bar, que é do mesmo proprietário, e fica ao lado da casa. No estabelecimento comercial,os ladrões beberam champanhe, levaram mortadela e algumas garrafas de cervejas geladas.D.Hilda, revoltada, desabafou.
"Não sei que foram os autores, mas, é pouco provável que pessoas estranhas tenham coragem de agirem da forma como eles bagunçaram a minha casa, procurando o que levar. Eles investigaram todos os compartimentos da nossa casa e fizeram uma verdadeira faxina”, disse’’.A policia de Riachão do Jacuipe informou que já está colhendo informações para prender os arrombadores da residência e do bar.

Fonte: Noroel Fernandez

ROBERTO CARLOS: INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDA PELA DELEGACIA DA PF EM JUAZEIRO

A população de Juazeiro amanheceu com uma surpresa e tanto nesta terça-feira (3). A Operação Detalhes investiga os crimes de peculato, sonegação fiscal, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo informações, as denúncias sobre o Deputado Roberto Carlos foram Iniciadas na Delegacia da PF em Juazeiro. A investigação durou dois anos e apontou o desvio de recursos públicos por meio de um esquema que envolvia funcionários fantasmas do deputado estadual Roberto Carlos (PDT).
Segundo a Polícia Federal, assessores parlamentares do pedetista não desempenhavam suas funções, recebiam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil mensais e transferiam parte do dinheiro para as contas do deputado, da sua companheira e de um de seus filhos. O período de irregularidades observado vai de 2008 a 2010. Entre os locais de cumprimento dos doze mandados de busca e apreensão estão a Assembleia Legislativa da Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Juazeiro – onde trabalha uma das supostas assessoras de Roberto Carlos – assim como as residências do parlamentar e de outros oito investigados.

Com informações do BN

PREFEITOS ATINGIDOS PELA SECA PEDEM INTERVENÇÃO EMERGENCIAL DO MDA

Dos 186 municípios em situação de emergência da Bahia, 45 estão na lista do PAC II, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para serem contemplados com retroescavadeiras. Contudo apenas 12 estão agendados pelo MDA para receber ainda este mês. Com o intuito de agilizar a entrega das máquinas para os outros 33 municípios e garantir o mesmo benefício para os outros 141, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, juntamente com uma comitiva de prefeitos, reuniu-se, na tarde da terça-feira (03), com Márcia Quadrado, diretora executiva do MDA.
"Temos muitos pedidos emergenciais e estruturantes para combater os efeitos da seca. Mas, é unânime entre os prefeitos a necessidade por maquinário para limpeza das aguadas, barragens, açudes e escavação de poços. Precisamos que o MDA libere estas máquinas com a maior agilidade possível", afirma o prefeito Luiz Caetano. A outra pauta defendida foi a prorrogação das dívidas dos agricultores familiares e a liberação imediata do seguro-safra.
Líder da bancada dos deputados, o deputado federal Nelson Pelegrino corrigiu que, "53 municípios que estão em emergência já conseguiram as máquinas, as outras podem vir da emenda parlamentar de bancada. Um total de R$ 25 milhões que podem comprar quase 60 máquinas. O complemento do dinheiro para compra do restante das máquinas resultaria de uma articulação da bancada com a Presidência e o MDA para liberação de empenho".
Segundo-tesoureiro da UPB, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, salientou que, "o MDA poderia agilizar também a liberação de algumas emendas dos municípios que estão em situação de emergência, pois muitas delas ajudariam com recursos que poderiam ser utilizados também no combate à seca".
Sobre as emendas o deputado federal Valmir Assunção acrescentou que, "precisamos de pressão política aqui em Brasília para garantir a liberação de crédito emergencial pela Presidência. Se não for assim, de nada adiantará as emendas individuais dos deputados".
Em resposta as demandas apresentadas pelos prefeitos, a diretora executiva do MDA, Márcia Quadrado, informou que, "referente à disponibilização das máquinas não podemos redimensionar os destinatários, pois é resultado de um processo seletivo de 2010. A saída está na emenda da bancada que destina R$ 25 milhões para isso".
Referente à prorrogação das dívidas da agricultura familiar, Márcia Quadrado informou que, "recepcionamos uma proposta do governo do estado nesse sentido. Estamos em análise na área de crédito, mas ainda é uma proposição que precisamos tratar no governo. Depois da análise, faremos um diagnóstico sobre os números de agricultores nessa situação e o número de parcelas a vencer. Depois encaminharemos ao Ministério da Fazenda".
No tangente ao garantia-safra, a diretora executiva do MDA informou que, "desde de 2011 estamos trabalhando para agilizar estes recursos com agilidade. Só precisamos que os municípios cumpram com os pré-requisitos burocráticos e de comprovação da necessidade dessa antecipação para que agilizemos os processos".
Participaram da reunião no MDA cerca de 60 prefeitos, os deputados federais, Daniel Almeida, Valmir Assunção, Josias Gomes e Nelson Pelegrino, e alguns assessores de outros deputados baianos.
Municípios baianos podem suspender aulas por causa da seca
A situação da seca que atinge mais de dois milhões de habitantes baianos, destruindo lavouras e pastagens, matando animais de sede e fome, derrubando a economia no interior baiano, levando 186 municípios a decretarem situação de emergência, pode trazer mais prejuízos à população. Isso porque alguns municípios já anunciaram que podem suspender as aulas e até mesmo serviços na área de saúde. Em reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, os prefeitos alertaram para a gravidade futura da seca.
Preocupado com a situação, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, alerta que, "a seca está apenas começando e já estamos nessa situação. A União não pode esperar que o caso se agrave para dar celeridade as nossas demandas. Escolas, postos de saúde e até outros serviços podem parar nos municípios. Isso será o caos".
Segundo-secretário da UPB, o prefeito de Maracás, Nelson Portela, testemunhou que, "administro um município dentro da área da seca. Está cada vez mais difícil. Alguns municípios suspenderão as aulas a partir da semana que vem por falta de água. Se não forem tomadas medidas emergenciais, alguns prefeitos correm o risco de parar além da educação, os serviços da saúde também".
O prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio, fez um alerta estarrecedor. "É importante destacar que estamos apenas no começo da seca. Passou o período chuvoso e não choveu. E a previsão agora é de que só deve chover em outubro ou novembro. Desde de 1942 que a Bahia não vê uma seca como essa. Então se não tivermos respostas da União e do Estado com recursos e ações imediatas, vejo que os municípios não pararão apenas a educação e alguns serviços da saúde, mas tudo irá parar".
O deputado Josias Gomes destacou que, "esse problema tem que ser remetido à Presidência da República para formação de uma comissão para tratar a seca como tratamos de outros temas de calamidade pública no país. Os membros dessa comissão deveriam ir até o Nordeste analisar de perto essa situação. Do contrário, breve sairemos de situação de emergência para calamidade, com saques pelas cidades, retirantes nas estradas migrando para os grandes centros e paralização de todos os serviços públicos".
De acordo com deputado Valmir Assunção, a União precisa tratar a seca com a mesma intensidade com que trata calamidades causadas pelas chuvas. "O que buscamos agora é ampliar a atenção do MDA para todos esses 186 municípios. Quando acontece situação de emergência por causa de cheias e alagamentos a ação é imediata. Mas, quando acontece a questão da seca a ação é lenta. Mas, o prejuízo da seca é até maior do que qualquer calamidade por causa da chuva. Por isso buscamos a mesma agilidade no atendimento das demandas dos municípios baianos".

Prefeitos baianos são recebidos pelo ministro da Integração Nacional

Uma comitiva formada por mais de 60 prefeitos baianos, liderada pelo prefeito de Camaçari, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano, se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília, na terça-feira (03), para solicitar novas intervenções no ministério no combate aos efeitos da seca na Bahia.
Ao apresentar a pauta de demandas ao ministro, o prefeito Luiz Caetano foi incisivo ou afirmar que, "na semana passada o ministério liberou R$ 200 mil para cinco municípios baianos combaterem os efeitos da seca. O que todos aqui querem, primeiramente, é que este mesmo recurso seja destinado a todos em situação de emergência. Também precisamos de carros-pipa e de recursos para cestas básicas e perfuração de poços. A situação está tão complicada que a barragem de Miroró pode para o abastecimento de mais de 20 cidades a qualquer momento".
Em resposta as demandas dos prefeitos, o ministro Fernando Bezerra revelou que, "vamos conversar com a presidenta Dilma até quinta-feira solicitando a edição de uma nova medida provisória abrindo crédito extraordinário para fazer face à situação que se agrava no Nordeste. Acredito que a presidenta assina essa medida até o dia 23 de abril para que então possamos fazer uma séria de anúncios de obras e serviços para materializar os pedidos dos prefeitos".
Fernando Bezerra destacou que o governador Jaques Wagner já havia solicitado mais R$ 10 milhões ao Ministério para destinar aos municípios. "Em relação ao reforço nos recursos que anunciamos na semana passada na Bahia, o governador, vendo que esse recurso era pouco, sugeriu que consigamos mais R$ 10 milhões". Contudo o ministro pediu a compreensão dos prefeitos. "O que precisamos é evitar duplicidade de recursos para municípios, para evitar injustiças. Favorecendo demais a alguns e deixando outros de fora. Por isso precisamos de uma relação dos municípios para processar estes recursos diretamente para os mesmos ou enviamos para o governo do estado e este faz o repasse".
Para que o dinheiro seja enviado diretamente para os municípios, o ministro explicou que, "os recursos são repassados através da Defesa Civil. E estes são pagos através do cartão de pagamentos da Defesa Civil".
Para adquirir o cartão os prefeitos precisam enviar para as Câmaras Municipais um projeto de lei criando a Coordenação Municipal da Defesa Civil. EM seguida devem ir até a Receita Federal gerar um CNPJ próprio para a Defesa Civil. Com estes documentos em mãos poderá ir até o Banco do Brasil abrir a conta. Mais informações para obter o cartão estão no site do Ministério da Integração Nacional.

Comissão de prefeitos definirá critérios para repasse de verbas a municípios em estado de emergência
Durante a reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, na noite da terça-feira (03), em Brasília, a caravana de prefeitos organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), atendendo ao pedido do ministro, criou uma comissão que se reunirá nesta quarta-feira mais uma vez com o ministro e representantes do governo da Bahia, para definir os critérios do repasse de recursos para os municípios atingidos pela seca.
"O ministro nos pediu critérios para que os recursos atendam de forma justa aos municípios, para que o que precisa mais não receba menos do que aquele que precisa menos e também evitar que uns recebam duas vezes e outros não. Com isso escolhemos uma comissão com prefeitos experientes, com presidentes de associações regionais e consórcios, para se reunirem com o ministro", afirmou o prefeito Luiz Caetano, presidente da UPB.
Como critério principal para definir o valor dos recursos para os municípios, os prefeitos foram unânimes no uso do cálculo do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Outra unanimidade entre os gestores é que a menor parcela seja de R$ 200 mil, uma vez que se for dividir R$ 10 milhões entre os 186 municípios, cada um receberá algo entorno de R$ 53 mil, valor descartado pelos prefeitos que alegam que dariam apenas para 30 dias de ações como pagamento de carros-pipa e maquinário para limpeza de aguadas, açudes e barragens.
Aproveitando a criação da comissão, o ministro Fernando Bezerra ressaltou que, "o combate à seca na Bahia não deve ser feito apenas por um ou dois Ministérios. Mas, deve ser encabeçado por todos os Ministérios, num trabalho interministerial. Só assim poderemos enfrentar os efeitos dessa que pode ser uma das maiores secas na história do Nordeste".
Prefeitos podem retornar à Brasília na terça para encontro com a presidenta Dilma Rousseff
Durante as reuniões ocorridas na última terça-feira (03) em Brasília, onde mais de 60 prefeitos representaram os 186 municípios em estado de emergência em reunião nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional, o prefeito Luiz Caetano, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), acionou a bancada dos deputados baianos para que esta marque uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff na próxima terça-feira (10) para discutir um decreto presidencial com ações imediatas no combate à seca no Nordeste.
"Já fiz o pedido à bancada para agendar esta reunião com a presidenta Dilma e com a ministra Ideli Salvatti para debatermos medidas presidências para ajudar os prefeitos a combaterem os efeitos da seca", disse Luiz Caetano.
Líder da bancada dos deputados baianos no Congresso Nacional, o deputado federal, Nelson Pelegrino garantiu que, "toda a bancada se mobilizará em torno dessa audiência com a presidenta. O que não podemos é deixar os dias passarem sem uma medida emergencial, pois o povo baiano morre de sede".

André Damasceno

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Novo Código Penal: Jogo do bicho deve se tornar crime

O jogo do bicho deve deixar de ser contravenção penal e se tornar crime, com pena prevista de um a dois anos de prisão, de acordo com proposta definida ontem, 30, pela comissão de juristas que estuda a reforma do Código Penal brasileiro. Para eles, a atividade ilegal deve ser levada mais a sério pelas autoridades por estar ligada a crimes como tráfico de drogas e homicídio.
A proposta do colegiado é extinguir a Lei de Contravenções Penais e transformar em crime não só o jogo do bicho como as demais contravenções previstas nela. No caso dos jogos de azar, ficará tipificado como ato criminoso todos os que não forem autorizados pelas autoridades competentes – as loterias, por exemplo, são permitidas.
Durante o debate que ocorreu no Senado, o ministro Gilson Dipp, que preside a comissão, e o procurador Luiz Carlos Gonçalves argumentaram que a sociedade mudou e que esse tipo de infração, que antes não provocava grandes distúrbios, agora tem sido comandada por uma “máfia” que briga por “território”. Leia mais no www.bahianoticias.com.br

Páscoa: é possível economizar até 600% na compra do chocolate

A Páscoa está chegando e as crianças (alguns adultos também) sonham com os ovos de chocolate. Então, que tal satisfazer o desejo pelo doce economizando cerca de 600%? A fórmula é substituir os ovos por chocolates em outros formatos.
Uma sugestão é comprar uma barra da Nestlé de 170 gramas que, no Bompreço, custa R$ 3,88 e tem o mesmo peso do ovo Ben 10, número 15, da Lacta, o preferido dos meninos. No mesmo supermercado, o ovo sai por R$ 22,98, representando uma diferença de 600%.
Se o presente for para uma menina e a escolha for o ovo Hello Kitty, número 12, de 120g (R$ 16,98, no Bompreço) a economia é menor, de 437%, mas ainda vale a pena. E como as duas guloseimas vêm com brindes - um modificador de voz e uma caneca, respectivamente - com o dinheiro poupado, ainda dá para comprar um brinquedo para a garotada.
Além das barras de chocolate, há outras opções para economizar na lembrança de Páscoa, como o pacote de mini ovos da Backyardigans com 96g, que sai por R$ 3,88 ou uma caixinha com ovinhos da M&M de 100g, que custa R$ 4,99. Outra opção é a caixa de chocolates Bis de 140g, por R$ 2,98, ou as caixas de bombons da Lacta com 193g, por R$ 3,65, ou da Nestlé de 400g, por R$ 6,40.
Quem quiser um presente diferenciado, pode comprar a bola explosiva de 80g da Cacau Show, que custa R$ 10,50; ou os coelhinhos de pelúcia das Lojas Americanas, que ficam entre R$ 4,99 e R$ 6,99.
Leila mais no atarde.com.br