Frase do Dia

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bahia perde por 2 a 1 para o Figueirense na Série A

31/10/2011 0h5 - Atuando mais uma vez com um esquema tático bastante defensivo, o Bahia não conseguiu segurar a pressão do Figueirense e perdeu para a equipe catarinense nesta tarde de domingo, por 2 x 1, no estádio Orlando Scarpelli.
Com este resultado, o tricolor se manteve na décima quarta posição na tabela da Série A, com 36 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG nesta noite, caso o Galo vença o Palmeiras. Na próxima rodada, o time de Joel Santana vai encarar o São Paulo, sábado, no Pituaçu. Leia mais no www.bahianoticias.com.br

Estudante de direito morre durante partida de futebol amador

31/10/2011 0h1 - O estudante de direito da Unijorge Átila Duarte Dias, de 23 anos, veio a óbito no final da manhã de ontem, 30, enquanto participava de um jogo de futebol no Clube dos Advogados da OAB-Bahia, na Praia do Flamengo.
Outros estudantes de direito presentes no local informaram que o rapaz se sentiu mal por volta das 11 horas e pediu para sair do jogo, chegando a desmaiar na sequência. Como não havia nenhum médico no local, o Samu foi acionado, mas teria demorado cerca de uma hora para prestar o socorro.
“A gente só ouviu a gritaria que ele estava passando mal e paramos a partida para socorrê-lo”, disse o estudante de direito da Rui Barbosa, André Najar, que encontrava com Átila a cada 15 dias para jogar futebol.
Assessor de Esportes do Clube dos Advogados, Mário César Dantas informou que o campeonato de futebol é realizado há cinco anos e que nenhum acidente grave havia ocorrido dentro desse período. “É uma fatalidade. Imediatamente se teve a iniciativa de ligar para o Samu, que pediu para não remover o rapaz e para não insistir na ligação, porque estava atrapalhando o atendimento de outras chamadas”, disse.
O pai do estudante, Valdeci Dias, disse que ele teria saído na noite anterior com a namorada, mas estava disposto para ir jogar bola. “Ele fez exames recentes, estava tudo bem. Sinto muito perder meu primeiro filho por negligência de assistência. É lamentável, mas tudo é um plano de Deus”, disse resignadamente. Leia mais no www.atarde.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Farsa descoberta: Homem que tentou o suicídio em Jacobina repete a cena em Jequié, mas vai parar na delegacia

                              Em Jequié José Carlos tentou aplicar mesmo golpe de Jacobina

     José Carlos Conceição, 29 anos, tentou forçar um suicido nesta quarta-feira (26), mas se deu mal. Ele é o mesmo homem que na semana passada também tentou se suicidar, em Jacobina, cidade localizada em outra região da Bahia.
     Tanto em Jacobina quanto em Jequié José Carlos subiu em uma torre da Oi e ameaçou se jogar, alegando estar passando por dificuldades. Contudo, o seu “meio de vida” disfarçado pode ter chegado ao fim.
    Nesta quarta-feira, em Jequié, após permanecer por cerca de três horas no alto de uma torre de telefonia, localizada entre as ruas Lélis Piedade e Abílio Procópio Ferreira, José Carlos Conceição decidiu descer e suspender o seu intento por volta das 13h, recebendo os aplausos das pessoas que acompanhavam a sua ameaça.
     Ele mesmo revelou que já teria cometido anteriormente atos semelhantes, pela última vez na cidade de Jacobina. José Carlos tinha em seu poder uma faca do tipo “peixeira” e uma corda. Várias pessoas acorreram ao local, por curiosidade ou na esperança de que o suicida não cumprisse o que estava prometendo.
     Religiosos, policiais e bombeiros militares conversaram com ele durante todo o tempo. A delegada Ana Beatriz também permaneceu no local para registrar a ocorrência.
     José Carlos justificou o seu ato dizendo ser vítima de preconceito, maus tratos e que estava em dificuldade financeira. Ele disse ter vindo de Salvador de ônibus e o seu desejo era seguir viagem até o Rio de Janeiro. “Não encontrei apoio para comprar as passagens, aí decidi cometer o suicídio. Quando descer na rodoviária Grande Rio, estarei melhor”, disse.
     Um representante do Creas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, também esteve oferecendo assistência. O rapaz disse ser praticante de capoeira e fotógrafo amador e que estava desempregado. A ele foi prometida alimentação, roupas e a passagem para seguir viagem.

“Golpista da torre”

     O que parecia uma tentativa desesperada de suicídio, de acordo com informações policiais, publicadas na internet, na verdade não passa de uma grande farsa que já vem sendo aplicada em diversos estados da federação há pelo menos cinco anos.
     José Carlos Conceição, hoje com 29 anos de idade, ameaça se jogar de torres de telefonia do Brasil desde os 24 anos. Manipulando a boa fé das pessoas e mobilizando praticamente todos os órgãos de segurança e a imprensa das cidades por onde passa com um teatro bem ensaiado, o golpista consegue enganar a todos.

Em Jacobina

      Depois de descer da torre da “OI”, ele foi medicado no CAPS local e levado para a delegacia, onde passou o dia. No início da noite, de posse de uma passagem conseguida pelo tenente Juliano Procópio, ele embarcou para a capital do estado.
     Ele volta após tentativa de mais um golpe frustrado. José Carlos usou a quantia de R$ 2 mil como prêmio para descer da torre, mas não viu a cor do dinheiro depois que foi levado para a delegacia.

Da redação, com informações do blog Repórter Tatu
interiordabahia.com.br
 

Homicida confessa que matou vitima e introduziu pedaço de pau no ânus

     Valdemir Silva Barros, de 40 anos, natural de Barreiros, Pernambuco, foi preso na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, depois de ter cometido um assassinato brutal na no km 849 da BR-101, divisa dos municípios Teixeira de Freitas/Alcobaça.
     O homicida que morava nas imediações do local do crime, usou um pedaço de madeira para golpear até a morte um homem desconhecido que ele tinha acabado de conhecer. De acordo com Valdemir o crime teria sido motivado por uma bicicleta, “eu estava precisando de uma bicicleta então ofereci R$ 15,00, ele não quis vender, fui e matei pra ficar com ela” contou.
     Ainda na tarde em que ocorreu o homicídio, Valdemir teria saído para beber com a vítima, os dois chegaram a ter relações sexuais. O assassino disse que nunca tinha tido experiências homossexuais, mas foi convencido pelo parceiro. “fiz o papel de mulher, e ele ainda queria que eu fizesse sexo oral com ele, fiquei revoltado”, afirmou.
    Após o crime, Valdemir disse ter se lembrado do ato sexual, e com raiva introduziu o pedaço de madeira usado para matá-lo no ânus do assassinado.
     O homicida que já tinha cumprido pena por latrocínio em Governador Valadares, Espírito Santo, voltou a ser flagranteado no mesmo artigo. Ele encontra-se detido na carceragem da 8ª Coorpin a disposição da justiça.

Fonte: A Ronda News

Orlando Silva confirma saída do Ministério do Esporte

27/10/2011 0h - Depois de reunião que durou cerca de uma hora, com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, comunicou que está se afastando do governo devido à crise que se instalou após a publicação de denúncias de que há um esquema de desvio de recursos públicos em sua pasta.
Ele disse que sai do cargo para poder defender-se das denúncias e também para evitar que seu partido, o PCdoB, seja usado como instrumento de ataque contra o próprio governo já que a legenda compõe a base aliada no Parlamento. “Há 12 dias, estou sendo vítima de ataques baixos. Nesses 12 dias, nenhuma prova foi apresentada contra mim. Mas isso gerou uma crise política e eu tenho compromisso com esse governo.”
Orlando Silva disse que, na conversa, a presidenta exaltou seu trabalho e os cinco anos em que ele esteve à frente da pasta. “Não é possível jogar cinco anos de trabalho na lata de lixo”, disse.
O ex-ministro do Esporte preferiu não comentar quem seria seu substituto na pasta, mas tudo indica que será um nome do próprio PCdoB. Hoje à tarde, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto carvalho, disse que, em um primeiro momento, Dilma deve optar por nomear o secretário executivo do ministério, Waldemar Manoel Silva de Souza, como interino, até que ela possa decidir, junto com o PCdoB, o nome do novo ministro. Leia mais no www.cassilandia.com.br

Morre em Salvador a irmã mais velha de Caetano Veloso

27/10/2011 0h3 - A familia Veloso acaba de receber uma triste notícia. Faleceu nesta quarta-feira, 26, no Hospital Português onde estava internada, Nicinha, filha de Dona Canô. O enterro será nesta quinta-feira, 27, em Santo Amaro da Purificação e o velório está acontecendo no memorial Edith do Prato também em Santo Amaro.
Nicinha ficou conhecida do público quando gravou com Caetano Veloso a faixa Alguém Cantando, no disco Bicho de 1977. Leia mais noptícias no www.tribunadabahia.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PONTO NOVO CONSELHO TUTELAR GANHA CARRO ZERO KM

     A prefeitura municipal de Ponto Novo, através do prefeito Marcos Silva, entregou na manhã desta segunda-feira (24), na praça principal da cidade, um carro 0 km para o Conselho Tutelar e mais 2 (dois ) para secretaria municipal de saúde. Os veículos vão atender o setor de vigilância sanitária e epidemiológica na secretaria de saúde, bem como o Conselho Tutelar, que agora tem um carro próprio para desenvolver seus trabalhos.
     Para o prefeito Marcos Silva, a conquista de dois ônibus escolares, uma ambulância, e agora 3 veículos é mais uma determinação da administração municipal que visa recuperar toda frota municipal que foi sucateada.
     A chave do veiculo, um Fiat Uno, foi recebido pelo Conselheiro Marcos Cleyton, que juntamente com demais conselheiros fizeram a entrega de uma lembrança de agradecimento ao prefeito Marcos Silva, a secretária de Assistência Social Maria Salete, Guarda Municipal, agente de Proteção a Criança e Adolescente e a Polícia Militar.
     Segundo o Conselheiro Marcos Cleyton, o veículo foi adquirido com recursos próprios do Governo Municipal e com contrapartida do Conselho Tutelar que entrou com 40% do recurso, dinheiro oriundo de transações penais convertidas a favor do órgão na Comarca de Saúde - BA desde 2008.
     Além do carro, os conselheiros já fizeram a aquisição dos seguintes equipamentos para sede do órgão: Um computador, duas impressoras, um bebedouro, um ventilador e dois celulares. A ação e a administração do pouco recurso pelos conselheiros vêm sendo destaque na região.
     Estavam presentes na solenidade de entrega dos veículos além do prefeito municipal, a 1ª dama Mara Simone, secretários e outras autoridades.

Informações e Fotos: Salete Miranda
 

Homem é executado em Ponto Novo

     O corpo de um homem de idade aparente de 35 anos foi encontrado executado na madrugada de hoje(terça-feira), às margens do rio Itapicuru-açu, próximo a ponte sobre o rio Itapicuru que divide os municípios de Ponto Novo e Filadélfia.
     Segundo moradores próximos ao local, na madrugada ouviu-se um tiro, e ao amanhecer, populares viram o corpo do homem e ao lado uma moto Yamaha YBR 125, vermelha, sem placas, um facão e alguns papéis e fotos. Além do tiro desferido, foram utilizadas algumas pedras que esmagaram a cabeça do homem. Curiosos que foram ao local, afirmaram que o corpo é do homem identificado como "Pastel"

Assalto:

     Na noite de domingo, dois elementos encapuzados, assaltaram um casal de Ponto Novo na estrada para a localidade de Várzea Queimada, tomando a moto e obrigando o casal a sair "sem olhar pra trás para não morrer". Coincidência ou não, a moto encontrada ao lado do corpo, é a mesma que foi tomada de assalto.
Um belo desafio para a polícia civil esclarecer o fato.

Por: Itapicuru FM

STJ confirma legalidade do casamento civil de homossexuais

26/10/2011 0h - A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou hoje, 25, por maioria de 4 votos a 1, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É a primeira vez que um tribunal superior analisou o assunto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo. O julgamento no STJ começou na semana passada com maioria de 4 votos pela liberação da união homoafetiva, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, último a votar.
A divergência no julgamento de hoje, no entanto, não foi de Buzzi, mas do ministro Raul Araújo, que mudou de posição e entendeu que o STJ não era competente para analisar o caso. Na sessão da semana passada, ele já havia sinalizado que apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) poderia julgar uma questão como essa, porque trata de tema constitucional. Porém, no final, acabou se manifestando favoravelmente ao casamento homoafetivo, confundindo até mesmo o advogado responsável pelo caso.
Estava em análise o recurso de duas mulheres que tentavam obter em cartório a habilitação para o casamento no Rio Grande do Sul. O pedido foi negado em primeira instância e também pelo Tribunal de Justiça do estado, que entendeu que o Código Civil de 2002 só libera o casamento entre homem e mulher, o que tornaria o pedido inviável. Inconformadas, as mulheres recorreram ao STJ.
O relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, destacou em seu voto que o Estado deve facilitar a conversão da união estável em casamento, pois essa é a forma que, juridicamente, melhor protege a família. Também votaram a favor do casamento homoafetivo os ministros Antônio Carlos Ferreira e Isabel Gallotti.
Ainda existe a possibilidade de recurso do Ministério Público, que na ação do Rio Grande do Sul se posicionou contra o casamento entre homossexuais, mas o advogado do casal, Paulo Lotti, considera isso improvável. Ele também acredita que a decisão da Quarta Turma não tem efeito vinculante para toda a Justiça e que serve apenas para criar jurisprudência sobre o caso. “Só haverá uma decisão uniforme em todo o país se houver lei autorizando o casamento ou se o STF analisar uma ação de controle de constitucionalidade nesse sentido”. Leia mais no www.cassilandia.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MORRO DO CHAPÉU: CASA LOTÉRIA É ASSALTADA PELA SEGUNDA VEZ

     Na manhã desta terça-feira por volta das 8:10 dois meliantes em uma moto Honda assaltaram a casa lotérica de Morro do Chapéu, segundo algumas pessoas que estavam na fila, os bandidos chegaram batendo forte no vidro anunciando o assalto, um clinte disse ter visto que a placa da moto é da cidade de Irecê, mais não soube informar os numeros. Uma guarnição da policia militar e civil saíram em diligência para tentar capturar os assaltantes. Esse é o segundo roubo em menos de 40 dias, na noite do dia 22 de setembro, a casa lotérica foi arrombada por bandidos que conseguram abrir o cofre e levar toda a quantia em dinheiro que estava guardada. Nos dois casos não foram divulgados os valores levado.

Fonte: jorgequixabeira

VIOLÊNCIA EM PROTESTO NA BR-324 PERTO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

     Esta segunda-feira (24/10/11) foi um dia de cão para a BR-324. Logo pela manhã houve uma manifestação, à noite outra, além de denúncias durante o dia, na Assembleia, contra o estado da rodovia e cobrança do pedágio pela Via Bahia.

     Pela manhã, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentaram negociar com os moradores da região conhecida como Passagem dos Teixeiras, que fecharam os dois sentidos da rodovia em um protesto iniciado por volta das 5h desta segunda-feira, que causou um congestionamento de cerca de 40 km.
     Os moradores da localidade alegaram que fizeram um acordo com a Via Bahia para que ficassem isentos de pagar o pedágio. Como desde a instalação o acordo não estaria sendo cumprido, eles decidiram fechar a estrada com o protesto.
     À noite foi o pior momento, com ameaças de tiroteio, em um protesto dos motoristas no posto de Amélia Rodrigues. Os dois sentidos da pista chegaram a ser fechados, por volta das 20h, mas a situação foi contornada antes das 21h, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal.
     O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, disse via Twitter que chegou a ocorrer um "quebra-quebra" no pedágio, o que foi negado depois pela PRF. Os possíveis danos ao pedágio ainda não foram contabilizados pela ViaBahia.
Assunto dominou sessão da Assembleia
As manifestações contra a cobrança de pedágio que pararam em dois momentos a BR 324, nesta segunda-feira, motivaram o pronunciamento do deputado Paulo Azi (DEM), na sessão da Assembleia Legislativa, contra o modelo de privatização das estradas adotado pelo PT.
     Segundo Azi, a população está sendo obrigada a pagar um pedágio "criminoso”. Ele lembra que o regime de concessão, de privatização, ocorre para que as empresas possam oferecer uma contrapartida à população, prestar serviços e, no caso específico das estradas, melhorar as condições de trafegabilidade nas rodovias.
     "O que nós observamos é que o PT decidiu por uma privatização selvagem que visa a verdadeira entrega do patrimônio público a interesse privados, com destemor e sem nenhuma timidez”, refletiu o democrata, enfatizando que os investimentos realizados pela concessionária se limitaram à construção de praças de pedágios e obras de maquiagem, como tapa buraco e roçagem dos acostamentos.
     A bancada de oposição anunciou que vai ingressar com uma ação popular contra a Via Bahia com o objetivo de interromper a cobrança de pedágio na BR-324.
"Se o governo do estado é relapso e não dá a mínima para quem sofre com o descaso da Via Bahia, precisamos ver se o Judiciário atua com rigor para punir a concessionária, pois o que estamos vendo é a rodovia esburacada, trazendo prejuízos a milhares de baianos”, afirmou o deputado Bruno Reis (PRP).
Líder do governo
Atento ao movimento, o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado José Neto (PT), reuniu-se com Bancada da Maioria para discutir soluções para a rodovia já nesta terça-feira (25) levará ao Governador os tópicos e resultados da reunião.
     Ao fazer uso da palavra no plenário da Assembleia, o deputado estadual voltou a mostrar insatisfação com relação as condições da BR-324, e sua solidariedade aos usuários da via.
"Do jeito que está não dá para ficar. As intervenções estão longe da qualidade razoável e, infelizmente, a estrada está toda esburacada. O contrato é federal, mas estamos na Bahia e cobramos soluções”, disse o deputado.

Fonte: Portal Jacuipe

RIO DE JANEIRO: BANDIDOS ATACAM MARIANO LATERAL DIREITO DO FLUMINENSE

     O lateral-direito do Fluminense Mariano Ferreira Filho, 25 anos, foi assaltado na madrugada desta segunda-feira, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O atleta voltava do aeroporto, onde foi deixar a namorada, que embarcou para São Paulo, quando foi surpreendido por homens armados. Ele foi rendido e teve seu carro, um Audi A4 branco, documentos, dinheiro e celular roubados pelos bandidos.Inicialmente, chegou-se a cogitar que o jogador foi levado pelos criminosos dentro do veículo e liberado em seguida. Mas ele nega a informação. "Graças a Deus, estou bem e nada de mais grave aconteceu. Levaram meu carro e alguns pertences que estavam dentro, como celular e etc. Não houve sequestro. Já registrei a ocorrência. Foi um susto muito grande e acho que não me reconheceram. Graças a Deus está tudo bem”, contou o jogador, que foi eleito o melhor na sua posição no Campeonato Brasileiro do ano passado e é um dos principais nomes da equipe do Fluminense neste ano.
Antes de deixar a namorada no saguão de embarque, Mariano teve que enfrentar outro problema: ela perdeu todos seus documentos durante a estada no Rio e precisou registrar ocorrência para poder viajar.

Nova arma contra fraudes nas agências bancárias

25/10/2011 1h46 - À medida que os fraudadores se armam de novas ideias para conseguir seus objetivos, a tecnologia de segurança contra-ataca com novas ferramentas para impedir o sucesso dos criminosos. Os bancos são os que mais têm tido baixas nesta guerra.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as fraudes levaram as instituições financeiras a sofrerem um prejuízo de 685 milhões de reais entre janeiro e julho deste ano. Na tentativa de diminuir esse número, os bancos começam a usar uma nova tecnologia: a biometria em caixas eletrônicos.
O primeiro banco a usar a tecnologia foi o Bradesco. O sistema utilizado pelo banco é o Palm Secure, fabricado pela japonesa Fujitsu. Através dele, os clientes do banco têm sua identificação feita a partir das veias da palma da mão, com a utilização de raios infravermelhos. Leia mais no www.correiodabahia.com.br

Ibama multa em R$ 6 mi empresa de PE que importou lixo hospitalar

25/10/2011 1h56 - A empresa de Pernambuco que importou lixo hospitalar para vender o material como retalho para uso em confecções recebeu três multas que somam R$ 6 milhões. A punição foi imposta pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O órgão afirma que a multa foi dividida entre três unidades da Império do Forro de Bolso, localizadas em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama, cidades do interior de Pernambuco que são polos de indústria têxtil. Cada unidade foi multada em R$ 2 milhões.
Nelas, fiscais do órgão encontraram 25 toneladas de lençóis e fronhas com inscrições de hospitais dos EUA.
A empresa dona do navio que trouxe o material também foi multada em R$ 2 milhões. O nome da empresa não foi informado.
Além de multar as empresas, o Ibama também defendeu que o material apreendido no porto de Suape seja devolvido aos Estados Unidos. Leia mais no www.folha.com

TANQUINHO: MULHER É MORTA A TIROS NA ZONA RURAL

     Foi identificado ontem (24) no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT), o corpo da mulher que foi encontrada morta com vários tiros na Fazenda Palmeiras, no Povoado Tigre, no município de Tanquinho.
     A lavradora Ana Mara Dias Bezerra, 42 anos, morava na cidade de Candeal. Segundo informações o corpo apresentava sinais de perfurações de disparos de arma de fogo na cabeça e no pescoço. suspeitas de que a vítima também foi abusada sexualmente e espancada.
     A lavradora estava desaparecida desde a noite do último sábado (22) passado. O corpo foi encontrado na tarde do domingo (23) e encaminhado ao DPT para ser necropsiado e liberado para o sepultamento. O reconhecimento do corpo foi feito por familiares.

Fonte: Acorda Cidade

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CALDEIRÃO GRANDE: Carro capota e dois jovens morreram na noite deste Domingo

    Um grave acidente ceifou a vida do jovem Rafael Araújo da Silva de 27 anos, neste domingo (23), na estrada vicinal que liga Caldeirão Grande ao distrito de São Miguel. Populares informaram que Rafael teria perdido o controle do automóvel um Celta, com placas de Salvador, saindo da estrada e se chocando contra um barranco vindo a capotar, não resistindo aos ferimentos morrendo no local. Além do motorista mais duas jovens estariam no carro, uma delas vindo a falecer quando era transferida para o hospital em Salvador, a outra sofreu apenas ferimentos leves, e não corre risco de morte.Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Jacobina.

espacoaberto

Bahia é o quarto estado com maior índice de abstenção no Enem

24/10/2011 0h1 - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 registrou um índice de abstenção média de 26,4%, segundo dados divulgados neste domingo, 23, ou seja, o número de candidatos inscritos não apareceram para fazer as provas supera a marca de 1,4 milhão. Mais de 5,3 milhões se inscreveram para o exame. No ano passado, o índice de abstenção registrado nos dois dias de Enem foi de 28% para 4,6 milhões de inscritos, que dá um total de mais de 1,2 milhão de ausentes.
Ainda segundo o Inep, a abstenção deste domingo foi de 27,6%; a do sábado de 25,2%. Neste domingo foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.
O Distrito Federal teve o maior índice de abstenção neste domingo com 34,12%. Em seguida aparecem Amazonas (32,86%), Roraima (32,43%) e Bahia (32,41%). Os menores índices foram no Piauí (21,41%), Santa Catarina (22,41%) e Acre (22,78%).
Três candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 23, por usarem o Twitter, pelo celular, durante as provas. Segundo o MEC, os estudantes são das cidades de Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA). Eles foram desclassificados do exame. Correio da Bahia

sábado, 22 de outubro de 2011

50 comarcas serão desativadas no interior da Bahia, decide TJ

22/10/2011 5h3 - Em sessão plenária realizada na manhã de anteontem, 19, os desembargadores do Tribunal de Justiça aprovaram, por maioria, a desativação de 50 comarcas do Estado.
A partir da publicação do Acórdão no Diário da Justiça Eletrônico, a Presidência do Tribunal de Justiça irá manter entendimentos com juízes, servidores e representantes das comarcas desativadas para ajustar a melhor forma de cumprimento da decisão.
As comarcas desativadas são as seguintes: Caldeirão Grande, Várzea do Poço, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Gentio do Ouro, América Dourada, Barro Preto, Botuporã, Gavião, Ibititá, Ichu, Iramaia, Jussara, Macururé, Malhada, Morpará, Pindaí, Quixabeira, Rio do Antonio, Santa Luzia, São Domingos, Souto Soares, Uibaí, Acajutiba, Baianópolis, Canudos, Glória, Ibiquera, Itaeté, Itagimirim, Itaquara, Jitaúna, Maraú, Marcionílio Souza, Nilo Peçanha, Rodelas, Sátiro Dias, Teodoro Sampaio, Tremedal, Boa Vista do Tupim, Capela do Alto Alegre, Ibitiara, Itagi, Itamari, Licínio de Almeida, Nordestina, Palmeiras, Pé de Serra, Planalto e Potiraguá.
Os magistrados entenderam da necessidade de reduzir custos. Ainda de acordo com a decisão, as comarcas desativadas serão agregadas às comarcas de mais fácil acesso, ouvidos os representantes locais.
Decisão
Também na sessão plenária de ontem, os desembargadores decidiram, por meio de Resolução, aprovar a instalação da 1ª Vara da Fazenda Pública na Comarca de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Já por meio de Emenda Regimental, os magistrados decidiram acrescentar o parágrafo 3º ao art. 186 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça, que trata do tempo de sustentação oral a ser utilizado pela presidente da Associação dos Magistrados da Bahia em processos administrativos que envolvam interesses de magistrados e da Associação.
A Resolução n.º 23, de 23 de outubro de 2009 sofreu nova alteração, definindo modelo de cédula a ser utilizado na eleição de cargos de direção, no caso de não ser adotado o sistema eletrônico de votação.
Os desembargadores também aprovaram a prorrogação do prazo para recolhimento de custas e depósitos judiciais, vencidos no período compreendido entre 27 de setembro e 17 de outubro, em razão da greve dos bancários, para até às 8 horas do dia 25 de outubro de 2011.

André Luiz/Calila Notícias com informações da ASCOM/ TJBA

SERRINHA: POLÍCIA DE CHOQUE INVADE PRESÍDIO E TERMINA COM REBELIÃO

     A rebelião no Conjunto Penal de Serrinha acabou no fim da tarde desta sexta-feira, 21, após a invasão do presídio e controle dos presos pelo Batalhão de Polícia de Choque. O balanço oficial da rebelião é de uma pessoa morta e três feridos.
     Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Serrinha. O nome das vítimas não foram infomados porque a perícia e o levanto cadavérico ainda não foram realizados.
     Na penitenciária, que é de segurança máxima, havia 125 presos que estavam rebelados desde às 14h de quinta-feira, 20. Antes da invasão do Batalhão de Choque, uma pessoa já havia sido morta pelos presos por enforcamento. Outras dois presos estavam sendo mantidos reféns no primeiro andar Pavilhão C, com cordas feitas de lençóis amarradas no pescoço.
     O pavilhão C ficou totalmente destruído. Com isso, os 121 detentos que permanecem na penitenciária serão divididos entre os batalhões A e B. Segundo o major Julio César Ferreira, será aberta uma sindicância pela superintendência do conjunto penal, paralela à investigação da Polícia Civil, para descobrir quem são, de fato, os líderes do movimento.
     Inicialmente, Edvaldo Castro do Nascimento, conhecido como "Belo" e indicado como líder da rebelião, ficará em uma cela separada dos outros presos, a chamada "seguro", informou o diretor do Conjunto Penal de Serrinha, major César Bonfim.
     A rebelião - O movimento dos detentos é chamado por eles de "Comando do Belo" em referência a Edvaldo Castro do Nascimento, apontado como líder da rebelião. Ele está preso há quatro anos no local cumprindo pena de 22 anos por latrocínio.
    Um policial, que não quis se identificar, disse que Edvaldo Castro comanda o tráfico de drogas na região de dentro do presídio. Para isso, ele mantinha contato com a mulher Daiana Silva de Jesus por meio de um celular. Há informações que esse aparelho foi apreendido, o que levou Edvaldo a iniciar o motim. Daiana, que está do lado de fora do presídio, nega a acusação de tráfico de drogas.
    Os rebelados pediam transferência para outras unidades, a permissão para entrada de alimentos enviados por familiares e que as visitas sejam feitas nos pavilhões do Complexo. Atualmente, acontecem uma área reservada para visitas, que conta com seis quartos para encontros íntimos.
   O major César Bonfim disse que os presos destruíram as câmeras e fecharam os portões do complexo com colchões. Segundo ele, além de Edvaldo foram identificados outros oito internos que estariam comandando a rebelião. Caso a participação deles seja confirmada, eles vão responder por dano ao patrimônio, cárcere privado, tortura, além de homicídio e lesão corporal em caso de mortos e feridos.
A negociação é comandada pelo major Júlio Ferreira, que representa a Superintendência de Gestão Prisional ligada a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), além do tenente-coronel Vítor da 16ª CIPM, do coronel Fonseca do Pelotão de Choque e do major Marcos Aurélio.
    A juíza da Vara Crime, Maria Angélica Carneiro, a promotora Núbia Rolim dos Santos, a defensora Elaine Moura Pimentel e os delegados de Serrinha, Daniel Tuy, e de Araci, Ana Carina Guerra, acompanharam as negociações do lado de fora do presídio.
    O Complexo conta com 460 presos, sendo que a capacidade é para 476 internos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vídeo: Homem desesperado ameaça cometer suicídio em Jacobina

Veja estratégias para ser bem-sucedido no Enem

     Com 90 questões para o aluno resolver em 4h30 no sábado; e outras 90 e a redação para escrever em 5h30 no domingo, o diretor do Colégio Módulo Espaço Vestibular, Luís Barros, alerta para a necessidade de objetividade.Na véspera da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, que acontece neste sábado (22) e no domingo (23), dicas e estratégias para o bom desempenho nas provas. Este ano, 424.525 candidatos estão inscritos na Bahia. “São praticamente 3 minutos, em média, para resolver cada questão. Então o estudante não deve perder muito tempo com um quesito que não souber responder”, recomenda Barros.
     Ele destaca também a importância das provas do domingo, onde estarão em jogo 75% da nota total do exame. “Só a redação corresponde a 50% da nota do Enem. Linguagens e Matemática juntas, 25%. Então, se o candidato se sair bem no domingo e não zerar as provas de sábado, estará praticamente dentro de uma universidade”, explica.
    Aluno do 3º ano do Módulo, Danilo Lima reconhece que as provas são cansativas.
“Prezam mais pela paciência do que pelo preparo”, avalia o estudante.
   Estudante do Pré-vestibular do Módulo, Rebecca Milazzo concorda com Danilo. “É preciso ser o mais objetivo possível porque os textos são longos e só atrapalham”, afirma.

Fonte: A Tarde

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Flamengo é goleado em casa na Copa Sul-Americana

20/10/2011 0h11 - A sorte do Flamengo é que a Universidad de Chile não disputa o Campeonato Brasileiro. O time que despachou o clube carioca da Copa Libertadores da América do ano passado muito provavelmente vai fazer o mesmo este ano na Copa Sul-Americana. Com um elástico placar de 4 a 0, fora o baile, nesta quarta-feira, no Engenhão, no Rio de Janeiro, os chilenos se colocam em posição de avançar às quartas de final mesmo com uma derrota por três gols de diferença em Santiago, na próxima semana.
     O saldo negativo da contundente derrota, ocorrida na estreia do uniforme 3 (todo preto), foi além do prejuízo na competição continental. Sem Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho para o confronto contra o Santos, no próximo domingo, novamente no Engenhão, o time rubro-negro pode ter perdido um dos substitutos quando Bottinelli deixou o campo com uma torção no tornozelo esquerdo.
     "Houve um apagão, sei lá. Mas somos pagos para honrar a camisa do Flamengo e vamos correr para tentar reverter o resultado. No futebol não tem nada impossível", lamentou o meia Renato.

Fonte:  A Tarde

CAPIM GROSSO: DELEGADO PODERÁ SER TRANSFERIDO PARA OUTRO MUNICÍPIO

     Devido ao remanejamento que está sendo realizado pela SSP em todo estado, o Delegado de Capim Grosso Dr. Lane Andrade, poderá ser transferido para outro município, se isto realmente acontecer será uma perda muito grande para cidade, pois desde que assumiu a titularidade da Depol, Dr. Lane vem trabalhando de maneira eficaz e incansável no combate a criminalidade, trazendo tranqüilidade aos Capimgrossense.
     Lembramos que antes do mesmo assumir o cargo a população vivia sobressaltada com a onda de violência que imperava, mas, felizmente após sua chegada juntamente com o Ten. Marcos José diminuíram sensivelmente os índices de criminalidade.
    O Ten. Marcos José e o Dr. Lane vêm desenvolvendo um trabalho de prevenção e combate a marginalidade, que merece elogios, onde a lei é aplicada com rigor para aqueles que a transgridem, fazendo com que a população tenha confiança no trabalho de ambos.

     Esperamos que tudo não passe de especulação e que tanto o Dr. Lane como o Ten. Marcos José permanecem em seus cargos, continuando o seu trabalho incansável de combate a criminalidade, entretanto se realmente isto vier acontecer, cabe ao poder público municipal intervir no sentido de manter os mesmos a frente da segurança pública do município, estando desta forma cuidando da tranqüilidade e bem estar da população.

Fonte: jorgequixabeira

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Acidente deixa um morto e vários feridos em Quixabeira

18/10/2011 9h38 - Na manhã desta terça-feira, 18, por volta das 06h40 um grave acidente aconteceu na BA 791, rodovia que liga Quixabeira a BR 324. Uma Sprinter conduzida por um senhor conhecido como Preto, perdeu o controle do veículo e capotou por diversas vezes.

O veiculo fazia a condução de crianças e adolescentes que estudam em um colégio particular de Capim Grosso, informações dão conta que no momento do acidente tinham mais de dez pessoas no carro, todos foram jogados para fora da Van.

Preto, o condutor do veículo, não registiu aos ferimentos e acabou falecendo no local, os outros ocupantes foram levados para hospitais da região, ainda não se sabe o que provocou o acidente. Maiores informações a qualquer momento.

Fonte:Ailton Araújo

Homem é preso por abusar sexualmente da filha de 6 anos

18/10/2011 0h3 - Um homem foi preso depois de ser flagrado abusando sexualmente da filha de seis anos, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. Cléber Xavier Ormod, 29 anos, foi preso, na noite deste domingo (16), em um matagal do município.
     Segundo informações do site Blitz Conquista, moradores do bairro Vila Elizia denunciaram um homem que estaria tentando estuprar uma mulher em um matagal, pelo Disque Denúncia de Conquista. Os policias chegaram ao local e encontraram Cléber vestido com uma bermuda ao avesso e sem cueca por baixo.
     Em depoimento na delegacia, a menina contou detalhes sobre o que aconteceu e Cléber foi preso em flagrante. Outras três pessoas testemunharam o abuso. Cléber está separado da mãe da menina e a criança tinha ido passar o da com o pai e a madrasta, que afirmou ao delegado que não desconfiava de nada. Ainda de acordo com o site Blitz Conquista, a mãe da vítima ficou surpresa e está preocupada se outra filha que ela teve com Cléber, de 8 anos, também já sofreu algum tipo de abuso do pai.
     Ele foi preso e encaminhado para o Presídio Regional de Conquista, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no município.

Fonte: Tribuna da Bahia

Filadélfia: Homem tenta matar outro a facadas e ainda atacou policias e foi alvejado com um tiro na mão

     Por volta das 18h30min, do dia 14 de outubro de 2011, Policiais Militares da 5ª Companhia de Filadélfia foram informados que no povoado de Várzea da Serra em Filadélfia, uma pessoa conhecida por Apolônio Correia da Silva de 32 anos teria esfaqueado o agricultor Antônio Alves de Magalhães de 50 anos, também residente no mesmo povoado. De imediato a Guarnição se deslocou para o povoado chegando ao local à vítima já teria sido socorrida por populares para o hospital de Filadélfia e, devido a gravidade do ferimento foi transferido para o hospital de Senhor do Bonfim, no povoado a Guarnição da PM tomou conhecimento que o acusado estaria em uma casa, a Guarnição se deslocou para a referida casa juntamente com o irmão do acusado, chegando na casa a Guarnição encontrou com o acusado que ainda estava de posse da faca utilizada na tentativa de homicídio, os policiais pediram para o acusado jogar a faca no chão, mas, o acusado não os obedeceu partiu para cima dos policiais da Guarnição para golpeá-los e foi alvejado com um tiro na mão que segurava a faca, a Guarnição conteve a fúria do acusado que foi imobilizado e conduzido pela Guarnição para o Hospital de Filadélfia, onde recebeu os primeiros socorros e ficou em observação médica.

5ª Companhia de Filadélfia

Fonte: Maravilha Noticias

ACABA A GREVE DOS BANCÁRIOS NA BAHIA

     Após 21 dias, acabou na noite desta segunda-feira (17) a greve dos bancários na Bahia. Segundo informações da assessoria da categoria, a greve terminou após uma assebleia realizada às 18 horas. A exceção foi do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que continua com as portas fechadas - 41 agências do banco não funcionaram hoje no estado.
    O Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) já havia chegado a um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na noite de sexta-feira (14). A proposta aceita determina 9% de reajuste sobre salários, retroativos a setembro, e 12% de reajuste no piso da categoria, que passa de R$ 1.250 para R$ 1.400 para a função de escriturário.
     A participação nos Lucros e Resultados também será maior, com o aumento da parcela fixa básica para R$ 1,4 mil (reajuste de 27,2%) e do teto da parcela adicional de R$ 2,8 mil (reajuste de 16,7%).
     Segundo os bancários, nos dias de paralisação cerca de 9 mil agências em todo o país aderiram ao protesto. Na Bahia, no primeiro dia de manifestação - em 27 de setembro - os funcionários fecharam 346 unidades bancárias. Ao todo, 860 agências foram fechadas durante a paralisação.
     As assembleias acontecem em todo país e a tendência é de que a greve termine em todos os estados. Os bancários de São Paulo já aceitaram a proposta e saíram de greve, assim como os da Bahia.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TATUAGEM E PIERCING PODEM ATRABALHAR NA HORA DE CONSEGUIR EMPREGO

   por um novo ou, até mesmo, primeiro emprego é um momento no qual o candidato não quer errar. Cada atitude será considerada pelo entrevistador e pela empresa na qual ele está desejando uma vaga. Saber o que pode depor negativamente ou positivamente nesse momento é essencial para quem deseja obter sucesso nessa jornada. Para ajudar o candidato na empreitada, especialistas buscaram responder sete dúvidas comuns que podem fazê-lo encontrar o caminho para o sucesso.

Tatuagem e piercing:

- A tatuagem ou o piercing no momento da entrevista podem influenciar na contratação da pessoa? É recomendado que fiquem escondidos? Marshal Raffa, diretor-executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, acredita que antes de saber qual é a política da empresa, o ideal é não deixar aparentes esses enfeites. Porém, caso a pessoa seja contratada, não é um erro buscar no setor de recursos humanos ou com o próprio gestor se a empresa tem algo contrário a esse tipo de manifestação.

domingo, 16 de outubro de 2011

Caldeirão Grande: “Zé Costela” ameaça se suicidar se estrada não for recuperada

     Em protesto, "Zé Costela" ameaça pular na frente de um veículo Cansados de sofrerem com o péssimo estado de conservação da Ba-131, que liga Saúde a cidade de Caldeirão Grande, um grupo de motoristas teve a ideia de protestar bem inusitada. Sentado em cima de uma árvore, o boneco de nome “Zé Costela” ameaça cometer suicídio, pulando na frente de um veículo, caso o governo não conserte a estrada.
    Representados pelo personagem “Zé Costela”, motoristas das duas cidades esperam contar com a atenção do Governador Jaques Vagner para que os 18 km de estrada possa finalmente ser recuperados. Caso o Estado continue insensível ao pleito, os ameaçam fechar a estrada.
     No ano passado, durante a eleição, o governador Jaques Wagner prometeu em palanque a recuperação da estrada, mas até agora a obra ainda não foi executada. 

Fonte:  André Luís – Espaço Aberto

Bancários baianos avaliam proposta e greve pode acabar nesta segunda

16/10/2011 3h3 - A greve dos bancários que já dura 20 dias pode acabar nesta semana, caso os sindicatos estaduais aprovem a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê 9% de reajuste salarial. Os baianos em greve se reunem em assembleia marcada para esta segunda-feira, 17, às 18h, no Ginásio de Esportes, nos Aflitos.
     Segundo informações do Sindicatos dos Bancários da Bahia, esta é a maior greve dos últimos 20 anos, com mais de nove mil agências paradas. Somente na Bahia, mais de 700 unidades estão fechadas e 80% dos trabalhadores aderiram à paralisação nacional.
     De acordo com Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, em relação ao piso da categoria, o aumento real foi de 4,3%, além de 12% de reajuste no piso da categoria, que passa de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os dias parados também não serão descontados, mas devem de ser compensados até o dia 15 de dezembro.

Fonte: Correio da Bahia

Começa o horário de verão em três regiões e na Bahia

16/10/2011 3h12 - Começou neste domingo, 16, o horário de verão nos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também na Bahia. A população tem de adiantar o relógio em uma hora e a mudança segue até 26 de fevereiro de 2012.
     Segundo o governo federal, o período do horário de verão será o mais longo desde 1985 e terá 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê uma economia para o Brasil que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).
     Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.

Fonte: G1

CAPIM GROSSO: DISPOSITO "CHUPA CABRA" É ENCONTRADO EM CAIXA ELETRÔNICO DO BRADESCO

     Na manhã deste sábado (15) a Polícia Militar de Capim Grosso foi informado por um cliente do Banco Bradesco de que haveria um aparelho irregular no terceiro caixa eletrônico da agência.
     A PM foi ao local e identificou um dispositivo que possivelmente seria um dos famosos "chupas cabras”, que é acoplado por criminosos nos caixas eletrônicos, retendo o cartão e filmando todos os dados digitados pelo cliente, usados para clonar o cartão da vítima.
     O objeto foi retirado do local e levado para maiores averiguações e felizmente os clientes que utilizaram desse terminal não terão problemas, foi o material foi encontrado antes que os bandidos viessem recolhê-lo.


Texto e Fotos: FR Notícias

RN: ESTUDANTE TEM BRAÇO QUEBRADO AO RECUSAR BEIJO DE UM RAPAZ EM BOATE, VEJA VÍDEO

     A estudante de direito Rhanna Diógenes, 19 anos, teve o braço quebrado após recusar as investidas de um rapaz em uma casa noturna de Natal. A violência aconteceu na madrugada de 30 de setembro. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o ocorrido e já ouviu depoimentos da vítima e de testemunhas. A agressão foi registrada pela câmera de segurança da boate.
     Rhanna estava na casa noturna com um casal de amigos e uma amiga. Ela informou que o primeiro contato do rapaz com ela começou instantes antes de ele quebrar seu braço. Após a agressão, o rapaz corre para o caixa e paga a comanda apressadamente.
     "Estava conversando com minha amiga em um sofá, quando ele se aproximou e já tentou me beijar. Eu disse que não e me afastei. A partir daí, ele começou a me xingar com palavras que me recuso a repetir."
     A estudante informou ainda que saiu do ambiente da casa noturna e foi para a pista de dança. "Foi aí que ele apareceu de novo, tentando me beijar. Eu expliquei para ele que não o conhecia, que não era para ele fazer aquilo. Ele agarrou meu braço com muita força, como que se fosse me levar para outro lugar. Eu joguei o refrigerante nele e ele me empurrou pelo braço até o chão."
     Rhanna disse que o rapaz usou as duas mãos para quebrar seu braço. Com um ele me empurrava para o chão e com o outro ele puxou o braço para cima. Só sei que a dor me fez ficar acordada, pois cheguei a desfalecer no chão. Era muita dor. Vi meu braço virado e só pensava em segurá-lo, meu braço ficou solto."
     Ela contou que ainda viu um amigo do agressor ainda olhar para ela e fazer um sinal negativo com a cabeça e sair atrás dele. "O agressor estava com um amigo, que aparece nas imagens do circuito interno de segurança da boate no caixa. Os seguranças da casa ainda tentaram correr atrás dele, mas estavam mais preocupados com a gravidade da lesão em meu braço e prestaram socorro."
     O advogado de Rhanna, Sanderson Mafra, disse que está acompanhando o inquérito policial para saber as medidas jurídicas que deverá adotar contra o agressor. "Ele responde a uma ação penal, de agressão, movida por sua ex-mulher. Após a repercussão do casao de Rhanna, a ex-namorada do agressor nos procurou para informar que registrou dois boletins de ocorrência contra o ex-companheiro."
     O delegado Francisco Quirino Filho, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, disse que pretende ouvir o agressor nos próximos dias. "Queremos saber a versão dele sobre o ocorrido. Só após ouvir o que ele tem a dizer que iremos saber como agir no âmbito da lei."
     O agressor de Rhanna foi procurado pela reportagem, mas ele não atendeu aos telefonemas.


Fonte: G1.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Funcionários dos Correios voltam a trabalhar nesta quinta, diz federação

13/10/2011 0h4 - A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect ) informou ontem, 12, que os funcionários dos Correios irão cumprir a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e retornarão ao trabalho a partir das primeiras horas desta quinta-feira, 13.
     Segundo o diretor da Fentect, José Gonçalves de Almeida, a orientação passada para os sindicatos estaduais é para que todos retornem já no período damanhã. "Brasiília e Rio de Janeiro já decidiram pelo retorno. Em estados como Paraíba e Piauí, as assembléias só irão ocorrer amanhã pela manhã. Mas a orientação é para que todos retornem ainda pela manhã", afirmou.
     De acordo com o diretor, a maioria dos estados já decidiu por encerrar a greve iniciada no dia 14 de setembro. Só nesta quinta-feira, entretanto, a federação terá um balanço sobre o fim das paralisações.

Fonte: G1

Uauá: Idoso mata mulher e se entrega á policia

     Um homem de 66 anos se entregou na Delegacia de Policia Civil de Uauá por volta do meio dia desta segunda-feira (10), segundo a polícia Manoel Cordeiro de Morais chegou a DEPOL dizendo ter matado sua esposa Maria Ferreira de Almeida 65 anos, ele teria desferido três golpes com as costas de um machado na cabeça da mesma ontem por volta das 22h. Pessoas ligadas à família disseram a reportagem do Umbuzada.com que o casal brigavam muito, que Manoel Cordeiro sofria com problemas de depressão e esquizofrenia.
     Manoel e Maria tinham 8 filhos, 7 moram em São Paulo e 1 ainda reside em Uauá. O Corpo de Maria foi recolhido pelo IML de Senhor do Bonfim onde passará por pericia técnica.


Fonte: Umbuzada.com

CAPIM GROSSO: FOI REALIZADA NESTA MANHÃ DE QUARTA-FEIRA O ATLETISMO DOS JOGOS ESTUDANTIS

     Aconteceu nesta quarta-feira (12), as competições de atletismo dos Jogos Estudantis 2011, com as provas da maratona, e 100 metros rasosnas modalidades Masculino e Feminino e nas categorias Sub 13 e Sub 15.
     O evento começou com atraso, devido a problemas inesperados, mas que foram resolvidos quando da presença da Prefeita Lydia Pinheiro.

     O Ten. Marcos José, comandante do Batalhão da PM, esteve pessoalmente comandando a segurança dos alunos participantes do evento, auxiliado pela Guarda Municipal.


 



CARTA ABERTA DO VEREADOR LUIS GUIRRA A POPULAÇÃO CALDEIRÃO-GRANDENSE


     Ao longo de mais de seis anos de mandato de vereador pelo Partido Verde, contribuí com entusiasmo para a evolução do pensamento verde e a difusão do conceito de sustentabilidade na nossa sociedade, continuarei a defender os ideais ecologistas com o mesmo vigor e manterei canais de comunicação com verdes de todas as tribos, lugares e siglas, sem mágoas nem preconceitos. Portanto, o diálogo com o PV prosseguirá. Deixo o quadro de filiados do Partido, mas continuo defendendo as propostas verdes como sempre defendir.
     Sigo com esperança de avançarmos no diálogo fraterno e, quem sabe, mais adiante, superarmos conflitos e unirmos novamente todos pelos mesmos propósitos de construir uma civilização, criativa, inclusiva, pacífica e democraticamente sustentável.
     Estando a Comissão Provisória municipal do Partido Verde destituída pelo Diretório Estadual, a mim não restou outra alternativa a não ser desfiliar-se do partido pelo qual fui eleito em 2004 e 2008, mesmo porque minha permanência no partido significaria a inviabilização de eventual candidatura nas eleições municipais de 2012, pois os candidatos serão indicados pela comissão provisória que, no caso,, conseqüentemente, não havendo mais representação do partido com registro no TSE no município pelo qual fui eleito, se continuasse filiado ao partido, o diretório estadual poderia em tais circunstancias entregar uma nova comissão provisória nas mãos de inimigos políticos que poderiam agir com perseguição e discriminação pessoal, desta forma, a minha permanência no partido torna-se insustentável e inexigível, além da humilhação que representaria o convívio não querido com inimigos políticos.
     Com o fim do partido na esfera municipal, por parte do diretório Estadual, por sua sua vez, Podemos mencionar um caso clássico de “grave discriminação pessoal” e o “perigo de dano irreparável”, como causa autorizativa de desfiliação partidária sem perda do mandato por infidelidade, na hipótese de desvio de conduta do Diretório Estadual que resolve impingir medidas antidemocráticas, preterindo o parlamentar atingido de exercer seu direito de participação no quadro de filiados. Desde do dia 30 de setembro Passei a integrar o quadro de filiados do PSL (Partido Social Liberal) sob a presidência de Carlinhos Guirra e contamos também no nosso grupo político o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) com Sebastião Matos, presidente.

Um forte abraço a todos!!!


Luis Guirra – Vereador Caldeirão Grande/BA

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Presidente do Bahia revela negociação com Joel para 2012

11/10/2011 0h9 - Se as conversas para renovar o contrato do zagueiro e capitão Titi estão em andamento, a permanência do técnico Joel Santana é assunto que a diretoria do Bahia já começa a tratar. Em entrevista à TV Bahêa, canal de vídeo do clube, o presidente Marcelo Guimarães Filho disse que o clube tem interesse em manter o atual treinador para a próxima temporada.
    "Estamos conversando sobre a renovação de Joel para 2012. Não com muita ênfase porque o Campeonato Brasileiro está rolando. Ele está bastante satisfeito no Bahia e também com o ambiente do clube. A comissão técnica também está satisfeita com o que encontrou. Não temos nada certo ainda, vamos esperar o Brasileiro para definir. Mas eu acredito que ele fique", disse o dirigente.
      Com a intenção de manter Titi e o técnico Joel Santana, o Bahia dá início ao planejamento para 2012. E, de acordo com Marcelo Guimarães Filho, os erros de 2011 serviram de aprendizado. "Não tivemos sorte e as contratações que fizemos lá atrás, alguns jogadores não estavam jogando. São bons jogadores, mas não estavam em atividade. Souza, por exemplo, começou a dar alegria para o torcedor agora. O time teve que se readaptar e não deu liga", explicou.
     E, confiante em sua gestão, Marcelo Guimarães Filho vai mais longe. "Quando o Bahia voltar a vencer o campeonato baiano, que espero que seja o próximo, vamos voltar a vencer um atrás do outro porque nossa estrutura está sendo preparada para isso. Temos que ter estrutura para vencer em sequência".


Fonte: Correio da Bahia

Em assembleia, bancários decidem manter greve na Bahia

11/10/2011 0h - Em assembleia no Ginásio de Esportes localizado no bairro dos Aflitos, os bancários decidiram nesta segunda-feira manter a greve na Bahia. Segundo informações de Euclides Fagundes, presidente do sindicato, uma passeata será realizada nesta terça-feira por volta das 16 horas na frente do sindicato seguido para o bairro da Piedade.
     Em Salvador, 224 agências não funcionaram hoje. Segundo dados do sindicato dos bancários, na base da federação na Bahia e em Sergipe foram 696 agências sem funcionar. Nacionalmente, são 8.758 agêncais paradas entre bancos públicos e privados, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) – um total de 43,63% dos estabelecimentos bancários do país.
     “Trata-se da maior paralisação da categoria nos últimos 20 anos, superando o pico da greve de 2010, quando os bancários pararam 8.278 agências em todo país”, disse, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.


Fonte: Política Livre

JACOBINA: MULHER É FERIDA COM COPO EM ITAITU

     A servidora pública municipal Eliene de Jesus Trindade, 35 anos, por pouco não perde a visão direita após ser agredida com um copo arremessado, segundo ela, por sua desafeta Ana Cláudia. O fato aconteceu sábado, dia 8, por volta das 18h30, no interior de um bar no distrito de Itaitu, município de Jacobina.
     Ela conta que minutos antes havia se desentendido com a agressora. "Ana ficou me provocando com gestos de gozação. Eu falei para o pai dela o que estava acontecendo e ele que passava em frente ao bar, de imediato, repudiou a atitude da filha, chamando-lhe a atenção". Segundo Eliene, Ana Cláudia ficou furiosa e, assim que o pai deixou o local, aproveitou que ela estava sentada no interior do bar e arremessou um copo de vidro, traiçoeiramente, contra sua pessoa. "Quando o dono do bar me alertou do perigo, eu virei o rosto, e fui atingida pelo copo".
     Com cortes e sangrando muito, a servidora foi socorrida às pressas por populares para o Hospital Regional Vicentina Goulart. Ela recebeu pontos nos ferimentos e ficou internada até a última segunda-feira (10). Eliene compareceu na delegacia local e prestou queixa contra a agressora.


Fonte: Notícia Livre

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

JAC Motors anuncia fábrica de R$ 900 milhões na Bahia

     O grupo brasileiro SHC, controlador da montadora chinesa JAC Motors no Brasil, anunciará nesta sexta-feira projeto para construir uma fábrica no Pólo de Camaçari, na Bahia, com investimento de 900 milhões de reais.


A unidade deve entrar em operação em 2014 e terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano em dois turnos, segundo comunicado da empresa. O projeto também resultará na criação de 3.500 empregos diretos.




     A maior parte dos investimentos na fábrica (80 por cento) será proveniente do grupo SHC e o restante, da JAC.
     “Será a primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil, que produz modelos abaixo de 50 mil reais, com controle totalmente nacional”, afirmou a companhia em nota.
     No início de agosto, o SHC e a montadora chinesa haviam anunciado investimento de 600 milhões de dólares para construção de uma fábrica no país, sem especificar a localização da unidade.
     No final de setembro, entretanto, a JAC decidiu suspender os planos, enquanto o governo não revisasse a medida que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para veículos importados.
     Em nota nesta sexta-feira, o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, afirmou esperar que, ao manifestar a decisão de construir a fábrica no Brasil, o governo crie condições para alterar o decreto.
    O projeto da fábrica será protocolado nesta sexta-feira no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília.
     Atualmente, o grupo SHC possui 89 concessionárias no Brasil, das quais 40 são da JAC, número que deve crescer para 200 em 2014.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homem é preso em flagrante em Tucano, depois de matar uma mulher a golpes de facão

O crime aconteceu bem em frente ao fórum da cidade, onde no momento estava acontecendo um júri popular.
   Por volta das 11h2 de terça-feira (4) a policia militar do município de Tucano, foi informada via telefone que estava acontecendo uma briga entre três pessoas e que uma Senhora estava sendo golpeada de facão. Imediatamente a guarnição em serviço se deslocou para o local onde se constatou a veracidade do fato.
   Após uma intensa distorção, Pedro Israel Silva dos Santos, 35 anos, golpeou varias vezes Analice de Freitas Sacramento, 58 anos. A vítima foi golpeada na região próximo ao abdome e outros violentos golpes na cabeça e rosto. A vítima foi socorrida para o Hospital Mariana Penedo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já sua neta, Evellyn Cristina Sacramento Bispo, atingida na mão, foi atendida na unidade hospitalar e em seguida liberada.
   O crime aconteceu na Rua São João, no bairro da Creche bem em frente ao fórum da cidade, onde no momento estava acontecendo um júri popular.
   O homicida informou ao site Gil Santos Notícias que trabalhava para dona Alice e que a mesma o fazia de escravo. Informou ainda que ela trabalhava com bruxaria e que estava tentando matá-lo com feitiço e por isso investiu contra a vida dela.
   Questionado se estava arrependido, Pedro Israel respondeu com total frieza que não e que faria tudo novamente. Disse também havia planejado o crime.
   “Passei noite planejado de que forma – a mataria, então preparei um facão com corte dos dois lados, coloquei um cabo de madeira e hoje vim colocar o plano em pratica”, disse. Pedro foi preso em flagrante pela policia militar e conduzido juntamente com a arma do crime para a DP local. Onde os PMs tiveram de esperar cerca de uma hora para apresentar o mesmo , uma vez que a delegacia estava fechada e não tinha se quer um agente da policia civil para registrar a ocorrência, o que deixou a população estarrecida.
    Os PMs que estavam em serviço e efetuaram a prisão do homicida foram : sargento Salomão e os soldados : Sapucaia e Ivanildo.


Fonte: Calila Notícias/Por: Gil Santos